Destaques
12 Black Friday: confira os produtos selecionados para a Loja MacMagazine, com até 50% de desconto! Black Friday: confira os produtos selecionados para a Loja MacMagazine, com até 50% de desconto!

A Loja MacMagazine abriu as suas portas virtuais em dezembro de 2013, por isso nós não participamos da Black Friday do ano passado. Mas agora, em 2014, não poderíamos ficar de fora dessa festança de preços, não é mesmo? Trata-se da nossa primeira “sexta-feira negra”, então para começar com o pé direito preparamos ofertas realmente […]

8 ↪ E o grupo do MM Tour III está fechado; lá vamos nós, de novo, ao Vale do Silício! ;-) ↪ E o grupo do MM Tour III está fechado; lá vamos nós, de novo, ao Vale do Silício! ;-)

Grupo do MM Tour II em One Infinite Loop. Quando publicamos o vídeo do MM Tour II, ainda ontem, tínhamos 2 vagas restantes para fechar o grupo do MM Tour III. Não mais: ele está completo! \o/ Iremos mais uma vez ao Vale do Silício com 12 fiéis leitores do MacMagazine, de 23 de janeiro […]

10 Com foco na campanha (RED), lojas da Apple não terão produtos com descontos nesta Black Friday Com foco na campanha (RED), lojas da Apple não terão produtos com descontos nesta Black Friday

Todos os anos nós, do MacMagazine, destacamos as ofertas da Apple na Black Friday. Não costumam ser descontos incríveis, mas desde que a Apple Online Store pintou por aqui no Brasil a empresa realiza o seu “Dia Especial de Compras”. Este ano porém, a assessoria de imprensa da Apple avisou ao MacMagazine que não haverá […]

13 ↪ Apple promove recurso de mensagens de voz em novo comercial dos iPhones 6 ↪ Apple promove recurso de mensagens de voz em novo comercial dos iPhones 6

Depois dos dois novos comerciais veiculados anteontem, a Apple acaba de publicar mais um no YouTube destacando o recurso de mensagens de voz (“Voice Text”) do iOS 8. É uma boa forma de promover os iPhones 6 e 6 Plus, embora não seja algo exclusivo deles.

32 Operadora TIM afirma estar trabalhando para normalizar ativações do iMessage e do FaceTime Operadora TIM afirma estar trabalhando para normalizar ativações do iMessage e do FaceTime

Há cerca de dois meses, começamos a receber relatos de leitores com dificuldades para ativar o iMessage e/ou o FaceTime em seus iPhones. Após uma rápida investigação, descobrimos que todos eles eram clientes da operadora TIM. Como esse tipo de coisa já aconteceu no passado, resolvemos esperar alguns dias para ver se tudo era normalizado. […]

Home » Hardware, Mac OS X, Microsoft

Rodando o Mac OS X em PCs comuns [atualizada]

em 8 de agosto de 2006 às 11:49 | 818 comentários por

Contribuição especial por Marcelo Ubiali.

Aviso: este artigo contém informações e o relato de uma experiência que, em sua essência, é ilegal. O sistema em questão foi modificado sem a permissão da Apple para que pudesse ser usado em PCs comuns. O objetivo do BLOG.MACMAGAZINE é apenas repassar essa informação e contar a experiência ao público; em nenhum momento será tolerada qualquer tentativa de troca de informações sobre as fontes onde se pode encontrar arquivos piratas para download. Agradecemos a compreensão de todos.

Relatarei aqui minha experiência com a instalação do Mac OS X no meu PC, e algumas dicas para você que quer saber como isso é possível.

Antes de mais nada, não recomendo:

  • Comprar um PC pensando exclusivamente em instalar o Mac OS X. É melhor comprar um MacIntel, mas infelizmente aqui no Brasil existe uma diferença grande nos preços de PC e Mac.
  • Instalar o Mac OS X x86 como único OS do PC, pois pode dar algum problema, e você pode perder seus dados.
  • A instalação do Mac OS X x86 por usuários leigos, pois nem tudo vai funcionar como deveria — a versão do sistema é crackeada, e não há suporte oficial aos drivers de todos os componentes do seu computador.
  • Prosseguir se você for impaciente.

Recomendo o artigo:

  • Aos que querem experimentar o Mac OS X.
  • À quem já tem hardware compatível, e gostaria de mais uma opção de OS.
  • Aos que gostam de desafios.

No ano passado, a Apple divulgou que iria usar processadores Intel em seus novos Macs, e acidementalmente uma versão do Mac OS X para processadores baseados na arquitetura x86 (saiba também sobre a arquitetura CISC) vazou na web. Alguns hackers como os conhecidos Maxxus, Myzar e JaS ficaram famosos por crackearem as travas criadas pela Apple para que o Mac OS X (ou OSx86 como ficou conhecido) não rodasse em processadores que não fossem Macs de verdade.

Depois disso a coisa ficou relativamente “fácil”, basta arrumar uma cópia do Mac OS X para Intel (disponível em diversos diretórios de torrents por aí), queimar um DVD com a imagem da instalação crackeada e instalar. Este último processo é tranqüilo, mas para fazer todo seu hardware funcionar perfeitamente é preciso ter sorte e paciência. Sorte de ter comprado um PC com todas as especificações necessárias e paciência para achar e instalar os drivers certos.

Os requerimentos mínimos: processador com instrução SSE2 e nível razoável de conhecimento de hardware — se você não sabe o que tem dentro dessa caixa que chamam de CPU, então é melhor pesquisar primeiro um pouco mais sobre hardware. Para ver as instruções do seu processador, baixe o CPUz, para Windows.

Requerimentos recomendáveis: processador com instrução SSE3 (necessário para alguns programas como o iTunes), placas com chips controladores mais populares — como chipset da Nvidia, VIA, ou Intel, som AC’, rede Realtek ou Intel, GPU da ATI ou Nvidia etc. e nível médio de conhecimento de hardware. Mesmo com tudo isso, é possível que nem tudo funcione como você esperava.

Problemas que enfrentei:

  1. Achar o arquivo .torrent certo — não é muito fácil achar um arquivo específico na rede torrent, vendo apenas o nome do arquivo e o tamanho. Essa etapa é meio chata, por serem arquivos grandes, com muita variação de versão (10.4.3, 10.4.5, 10.4.6…) e autor (Jas, Maxxus, Myzar). Não tem como dizer qual é a melhor versão, o ideal é saber de alguém que já tenha instalado o sistema em um hardware parecido com o seu e descobrir qual a versão que ele usa.
  2. HD S-ATA — funciona normalmente, mas para o sistema reconhecer o HD, é necessário instalar um driver específico. O problema é o seguinte: como vou instalar um driver sem ter instalado o sistema operacional? A solução que encontrei: comprei um HD P-ATA só para o Mac OS X (o que acabou facilitando algumas coisas, como dual-boot, e me deu mais espaço. ;) Dependendo da versão do Mac OS X pode ser que ele reconheça a sua controladora S-ATA/RAID, mas a 10.4.6 do Myzar não reconheceu a controladora da NForce3 250.
  3. Boot — quando instalei o Mac OS X x86 na mesma partição do Windows, tive dificuldades para fazer o Windows reconhecer a partição do Mac como uma opção de inicialização, pois o Windows não reconhece o formato da partição que o Mac usa. Solução: descobri o N CHAIN0. Mas agora, com dois HDs, é mais fácil apertar F8 durante o POST, e selecionar como primeiro dispositivo de boot o HD que está com o Mac OS X instalado. Tome cuidado ao instalar o Mac OS X no mesmo HD do Windows, pois por padrão ele ativa a partição onde está sendo instalado como inicializável, o que acaba desativando as outras partições.
  4. Nada funcionava — o sistema iniciou, o Dock foi lançado, tudo bonitinho… mas, é lento assim mesmo? Não tem som? Não era pra acessar a internet? Cadê minha placa de rede? Solução: depois de muitas e muitas horas “googleando”, umas 5 ou 6 reinstalações do Mac OS X, encontrei os drivers certos.

Problemas que ainda enfrento:

  1. Artefatos na tela — placas de vídeo da ATI para Mac têm versões específicas (Mac Edition). Como a minha não é, os drivers que vem junto com o Mac OS X funcionam, mas deixam alguns artefatos na tela. Solução: vi um comentário que dizia para remover os drivers padrão da Apple, mas como está funcionando tudo tão certinho e pode ser que eu tenha que instalar tudo novamente, vou deixar para a próxima.
  2. Teclado — não consigo acentuar nada! Alguém tem idéias? Postem nos comentários!
  3. Adaptação — meu Deus, como o Windows é feio! :P Vai demorar até eu parar de usar no Mac OS X os atalhos que uso no Windows há anos, até acostumar a fechar o programa e ele continuar aberto… Ainda não aprendi como fazer o cursor de texto saltar para o começo da linha (no Windows é a tecla Home), como usar o botão + das janelas para maximizar (por que não preenche a tela toda?!), entre outras coisas… mas com o tempo a gente pega o jeito!

O hardware que uso neste PC está descrito abaixo, juntamente com uma imagem do OSx86 rodando na minha máquina.

Mac OS X em PC

Processador: AMD Sempron 64bits 2800+
Placa-mãe: Asus K8N (Nforce 3 250)
Placa de vídeo: Radeon 9800 Pro
HD P-ATA 40Gb Samsung
DVD-ROM HP
512MB RAM
Mouse e teclado PS/2 (alerta: usuários tiveram problemas com alguns mouses e teclados USB)

Tirando a placa de vídeo, é um hardware de relativo baixo custo, e me traz ótimo benefício. Não percebi queda de performance — pelo contrário, o Mac OS x86 inicia quase na mesma velocidade do Windows, é mais rápido para trocar de usuário, iniciar aplicativos, instalar programas e desligar o sistema. O acesso ao disco é sutilmente mais lento, mesmo desconsiderando a quase nula diferença entre os barramentos S-ATA e P-ATA.

Agradeço ao Rafael Fischmann, e espero estar retribuindo um pouco o conhecimento que esse blog me forneceu. Até a próxima!

Se houver algum erro neste post, selecione-o e pressione Shift + Enter ou clique aqui para nos notificar.



Quem Escreve?
Rafael Fischmann
Rafael Fischmann
Graduado em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda na Universidade Salvador – UNIFACS, tem paixão pela Apple e seus produtos desde quando adquiriu seu primeiro iMac (um G3 Blueberry), em agosto de 2000. Não desgruda do seu iPhone 6 (cinza espacial) e costuma trabalhar num MacBook Pro Retina de 15 polegadas, mas também usa um iPad Air como quebra-galho em certas ocasiões. No tempo livre, adora utilizar a Apple TV esparramado no sofá.
Comentários

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. O espaço acima é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido). Em caso de insistência, o usuário poderá ser banido.

Últimos Posts do Fórum

Película e Case no iPhone 6 e plus
Último post de: Heit0r

Mac OS X x Linux x Windows
Último post de: Ziguratt

iTunes Gift Card na Appstore do Mac
Último post de: Dario Varasquim

[Ajuda] Remover e-mail do ID Apple
Último post de: iFernanda

OS X Yosemite - Instalação limpa e informações gerais
Último post de: junausp

MacMagazine em Redes Sociais
follow us in feedly Notícias da INFO

Tecnologia pessoal
Facebook pode lançar app que permitirá interações anônimas

Ciência
Astronautas fazem caminhadas espaciais para fazer reparos na ISS

MacMagazine no Ar

iTunes Assine na iTunes Store

Enquete: participe!

O que da Apple você mais quer que chegue ao Brasil?

MacMagazine por Email

Preencha o seu email no campo abaixo para receber todas as nossas novidades gratuita e diretamente na sua Caixa de Entrada! ;-)

Shuffle!

Shuffle - Post Aleatório

· · ·

2002-2014 © MacMagazine.com.br — Todos os direitos reservados. Política de Privacidade  |  Anuncie Aqui  |  Sobre o MM  |  Contato Logo do MacMagazine