O melhor pedaço da Maçã.

Como personalizar ringtones para o iPhone de graça e ainda fazer o sync via iTunes

Quando a Apple anunciou seu novo serviço de criação de ringtones por US$0,99 para músicas compradas pela iTunes Store, fiquei um pouco chateado com o fato de o sistema de edição de músicas e criação dos ringtones já ter sido completamente implementado no iTunes, mas sem poder ser utilizado gratuitamente.

Publicidade

Felizmente, uma das primeiras formas de customizar ringtones sem pagar nada já pipocou por aí. Aparentemente, os ringtones do iPhone só se diferenciam de músicas normais pela extensão. Um arquivo AAC comum possui extensão .m4a; AACs protegidos da iTS possuem extensão .m4p; já os ringtones possuem uma nova extensão .m4r.

Com isto em mente, basta selecionar o arquivo musical que quer usar como ringtone pelo Finder (ou Windows Explorer) e renomear a sua extensão para a nova .m4r:

Trocando extensão via Finder

Publicidade

Depois disso, um duplo-clique no arquivo irá abri-lo no iTunes, e ele automaticamente estará disponível para sincronismo com o iPhone.

Aparentemente o processo funciona tanto com AACs liberados quanto com protegidos via DRM. A única observação é que pode haver uma limitação de tamanho dos arquivos de ringtones; um usuário afirmou que o máximo que conseguiu usar como ringtone foi um arquivo de 3.1MB.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Resultado da enquete: “Qual é o principal meio de backup dos seus arquivos?”

Próx. Post

O novo PSP Light

Posts Relacionados