Destaques
22 Mais produtos Beats by Dr. Dre são homologados pela Anatel: Studio Wireless, PowerBeats2 Wireless e (aparentemente) Solo2 Wireless [atualizado] Mais produtos Beats by Dr. Dre são homologados pela Anatel: Studio Wireless, PowerBeats2 Wireless e (aparentemente) Solo2 Wireless [atualizado]

Hoje pela manhã, noticiamos que a Agência Nacional de Telecomunicações havia homologado o alto-falante Pill XL — o primeiro produto Beats by Dr. Dre a ganhar um certificado da Anatel após a aquisição da Beats pela Apple ter sido concluída. Agora, mais três produtos sem fio dela — todos Bluetooth — pintaram nos sistemas da agência. […]

124 Como um upgrade de memória e HDD transformou o meu MacBook Pro de 13 polegadas Como um upgrade de memória e HDD transformou o meu MacBook Pro de 13 polegadas

por Alisson Paulinelli Rocha Possuo um MacBook Pro de 13 polegadas (começo de 2011), um computador até hoje excelente — mesmo com seus bem vividos três anos de idade —, que atende perfeitamente às minhas necessidades e, acredito, a de muitos (talvez com exceção da turma de produção profissional de vídeos, fotos, etc.). Como profissional de […]

21 Corning anuncia a quarta geração do seu vidro que equipa iGadgets, agora mais resistente a quedas Corning anuncia a quarta geração do seu vidro que equipa iGadgets, agora mais resistente a quedas

Se o foco dos avanços do Gorilla Glass 3 foram arranhões, para a quarta geração do seu vidro a Corning focou-se em resistência a quedas. A fornecedora da Apple — e de outras grandes fabricantes de smartphones e tablets — anunciou hoje o Gorilla Glass 4. A Corning afirma ter realizado milhares de testes em […]

9 Things é o app grátis da semana oferecido pela Apple, baixe agora! Things é o app grátis da semana oferecido pela Apple, baixe agora!

Toda quinta-feira a Apple escolhe um aplicativo ou jogo para iOS e o oferece para usuários gratuitamente, como seu App da semana. Desta vez, ela selecionou o famoso app Things, da desenvolvedora Cultured Code. É a primeira vez que ele fica de graça. O Things é um excelente gerenciador de tarefas com visão do dia […]

29 ↪ App Store agora mostra botão “Obter” em vez de “Grátis” ↪ App Store agora mostra botão “Obter” em vez de “Grátis”

A Apple realizou hoje uma sutil, porém perceptível mudança na App Store: todos os botões “Grátis” agora são mostrados como “Obter” — e a mudança foi feita mundialmente (nos Estados Unidos, por exemplo, “Free” virou “Get”). A empresa não anunciou nada a respeito, mas isso muito provavelmente deve ter a ver com a confusão causada […]

Home » Apple, Projetos, Publicidade

Uma breve história do símbolo da Apple

em 17 de setembro de 2007 às 01:07 | 44 comentários por

Símbolo da Apple atualO símbolo da Apple é fashion. Em meio aos símbolos parrudos e mais másculos do mundo da informática, é de uma delicadeza rara a maçãzinha metálica ou branquela nos nossos queridos Macs.

O interessante é que muitos a vêem diariamente, mas são raras as vezes em que paramos para pensar no que significa, ou de onde o Jobs e o Woz tiveram a idéia de nomear sua empresa de informática de… maçã.

Pois bem, caro leitor, eis aqui a breve e resumida história do símbolo da empresa (e de seu nome, também).

Iniciarei pelo princípio: Newton. Reza a lenda que Newton, encostado em uma macieira, teria visto (ou sentido, vai saber) uma das maçãs cair — daí surgiu o famoso estalo que deu início aos seus estudos sobre a gravidade. E a fama da maçã ter servido de inspiração para o cientista.

Antes de Newton, porém, houve Adão e Eva, segundo a Bíblia. A maçã é o fruto da árvore da sabedoria. Isso seria outra referência do símbolo. Portanto, seriam duas as referências para a marca Apple: a popular, com Adão e Eva, e a nerd — e mais interessante para nós e a própria Apple –, com Sir Isaac Newton. Vamos lá:

1. Newton “na veia”

Símbolo antigo da AppleO símbolo rebuscadão aí ao lado foi o primeiro a representar a empresa. Desenhado por Jobs e Robert Wayne, o famoso 3º sócio da Apple que a abandonou por medo de futuros prejuízos (pff…). Uma representação da comentada cena de Newton e sua maçã, emoldurada com algumas inscrições na borda e com uma faixa a sua volta, com o nome Apple Computer.

Esse símbolo nunca teria muito futuro. Extremamente detalhado, sua reprodução em tamanhos diminutos seria um horror: sua percepção seria demasiadamente complicada e demorada, vamos combinar. E… quem é que vai gravar facilmente essa imagem? Não funciona, foge de vários princípios para símbolos e logotipos. O público não sentiria atração por algo que, por ser em estilo antigo, remete a algo ultrapassado. Para uma empresa de informática, isso é o fim.

Eis que Jobs percebeu o que expliquei acima e resolveu mudar de vez o símbolo e com isso, ajudou a criar um dos símbolos mais famosos, polêmicos e interessantes símbolos da informática.

2. A Apple é Pop

Comparado à seus colegas, o símbolo da Apple é inovação pura. A Apple segue seus princípios inovadores desde o seu início.

Símbolo da Apple multicolorido

No final dos anos 70, Rob Janoff foi contratado pela Apple para lhe dar uma nova representação visual. Eis que Rob cria um símbolo que, embora pareça simples e “feliz”, demonstra as bases da ideologia da empresa. Vamos por partes:

2.1. Forma e conceito

A associação da maçã com conhecimento se tornou popular com as desventuras do casal e com Sir Newton. Parte daí o princípio do nome da empresa: maçã = conhecimento. Mas acho que você já tinha sacado isso…

A famosa mordida significa a aquisição do conhecimento. Pelo lado bíblico, simbolizaria a sedução provocada pelos seus produtos e a busca por nossos desejos. Também é um trocadilho: mordida, em inglês, é bite, que obviamente lembra byte. E byte, é coisa de computador. :P

Rob interpretou os ideais da empresa. Do primeiro símbolo, retirou apenas o elemento principal, a maçã, e a redesenhou com um visual muito mais limpo e moderno, expressando todas essas idéias nessas linhas curvas.

Do ponto de vista gráfico, o símbolo foi inovador. IBM, Microsoft e cia, todas usavam seus nomes como símbolos, usando fontes que remetessem à tecnologia. E uma delas, uma hippie em meio a engravatados e fãs de Star Trek, resolveu usar… uma fruta. E só. O nome Apple, com a tipografia serifada clássica, era utilizado como complemento para determinados meios, não sendo obrigatório, portanto.

2.2. Cores

A empolgação com as cores também tem vários significados: um deles remete aos estudos de Newton com os prismas. Ora pois, a dispersão luminosa: quando um raio de luz incide em um prisma transparente e triangular, o que veremos projetado do “outro lado”? Um espectro, exibindo várias cores, vulgarmente falando. As mesmas utilizadas na maçã feliz. Esta dá uma base para a justificativa do arco-íris: todos concordam que são as cores do arco-íris que estão ali presentes. Mas…não notaram nada anormal? As cores não seguem a mesma ordem! Isso significaria rebeldia. E, lembrando da bandeira de pirata na sede da empresa lá nos anos 80, não duvido disso.

Ou simplesmente indica(va) que a interface gráfica do Apple II já suportava cores. A mais pé no chão e sem-graça das explicações.

3. A Maçã amadureceu…

15-applenovo.jpg…e agora, com seus 30 anos, passou a ser minimalista, monocromática, e um pouquinho mais magrinha (observem). Se tornou mais versátil, pois se torna livre para diversas combinações de cores, coisa que seria tenebrosa com um símbolo multicolorido. Além de uma versões em uma cor só e sem efeitos, ganhou uma versão mais glamourosa, maquiada ao estilo Aqua. Fugiu dos anos 80 e entrou nos 90, resumindo.

4. Finalmente

Gosto da maneira com que a Apple brinca com as coisas. Seu nome é Apple, logo lançou o Macintosh, um tipo de maçã. Além das referências nerds ao estudioso da gravidade, batizando “seu palm” de Newton. Portanto, creio que a influência do Sir é muito mais forte para a empresa do que a referência bíblica indicada por muitos.

Se houver algum erro neste post, selecione-o e pressione Shift + Enter ou clique aqui para nos notificar.



Quem Escreve?
Luciana Schmoeler
Luciana Schmoeler
? estudante de Design Gráfico e, como todo bom designer, adora Macs. ? apaixonada por cinema e gosta de curtir as trilhas dos filmes no iPod.
Comentários

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. O espaço acima é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido). Em caso de insistência, o usuário poderá ser banido.

Últimos Posts do Fórum

Comprar SSD para Macbook pro Retina
Último post de: tkafa

OS Yosemite problema de espelhamento com o AirPlay na Apple TV
Último post de: Del Rei

Criação de grupo no Whatsapp
Último post de: joaofmoura

Não consigo digitar minha senha no terminal
Último post de: Armando.ntg

VainGlory - Matchs e discussões.
Último post de: Renato Costa

MacMagazine em Redes Sociais
follow us in feedly Notícias da INFO

Tecnologia pessoal
Facebook pode lançar app que permitirá interações anônimas

Ciência
Astronautas fazem caminhadas espaciais para fazer reparos na ISS

MacMagazine no Ar

iTunes Assine na iTunes Store

Enquete: participe!

O que da Apple você mais quer que chegue ao Brasil?

MacMagazine por Email

Preencha o seu email no campo abaixo para receber todas as nossas novidades gratuita e diretamente na sua Caixa de Entrada! ;-)

Shuffle!

Shuffle - Post Aleatório

· · ·

2002-2014 © MacMagazine.com.br — Todos os direitos reservados. Política de Privacidade  |  Anuncie Aqui  |  Sobre o MM  |  Contato Logo do MacMagazine