O melhor pedaço da Maçã.

E o Keychain Access, pra quê serve?

Ícone do Keychain AccessMuita gente me pergunta pra quê serve o tal do Keychain Access, software que acompanha o Mac OS X e localiza-se na pasta /Applications/Utilities/. Achei que valia um artigo.

Publicidade

Bom, o programa é, basicamente, um software que permite o armazenamento e gerenciamento de senhas e anotações confidenciais — tais como números de contas bancárias — de forma super segura.

Keychain Access

Tal como o gerenciador de senhas que hoje encontramos na grande maioria dos navegadores da web, o Keychain Access pode armazenar as suas senhas utilizadas pelo sistema, por exemplo. Você já deve ter visto alguma janela que pedia a sua senha de administrador, por exemplo, e logo abaixo continha uma caixinha para que marcasse se gostaria que o sistema a lembrasse automaticamente, na próxima vez.

Publicidade

Cada ítem listado na janela do programa pode ser examinado via uma janela com informações:

Informação de ítem no Keychain Access

Publicidade

Vejam que há uma opção para que a senha seja mostrada. Quando ela é selecionada, o Keychain Access pede a sua senha de administrador e permissão para mostrá-la:

Liberação de senha no Keychain Access

Assim, você pode ter acesso às suas senhas por extenso, caso as esqueça.

Publicidade

Uma das grandes utilidades do programa encontra-se na sua janela de preferências, porém. Marcando a primeira opção, “Show Status in Menu Bar”, um ícone de cadeado passa a aparecer na barra de menus do Mac OS X.

Mostrar ícone do Keychain Access na barra de menus

A partir deste menu, selecionando o primeiro ítem (“Lock Screen”) o sistema é trancado e automática e imediatamente entra em screen saver. Para voltar ao trabalho, sua senha de administrador é requisitada.

Keychain Access na barra de menus

Eu uso isso muito para sair de perto do computador, especialmente no trabalho, onde não quero permitir que ninguém mexa na minha máquina. Assim, não preciso esperar os minutos que estipulo para que o screen saver seja ativado automaticamente se eu não mexer no computador.

Explorem o Keychain Access e descobrirão ainda mais recursos interessantes dele. Por enquanto, acho que o básico foi esclarecido, e creio que é o que interessa pra grande maioria de nós.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Que tal trocar de HDs como trocávamos de cartuchos de jogos de Super Nintendo?

Próx. Post

Quem comprou Mac depois de 1º de outubro tem direito ao Leopard, inclusive no Brasil

Posts Relacionados