Teste revela problemas em banda larga da Telefônica, Net e TVA
A banda larga pode não ser tão veloz e estável quanto o esperado e prometido ao consumidor, segundo teste feito pelo Idec (Instituto de Defesa do Consumidor). Velocidade abaixo da contratada, instabilidade na conexão e instalação fora do prazo foram os principais problemas dos serviços da Net (Virtua), Telefônica (Speedy) e TVA (Ajato). […] A Anatel, por meio da assessoria de imprensa, defendeu a redução: “A empresa está vendendo a garantia mínima, não há possibilidade de entrega do máximo em tempo integral”. […]
O problema é generalizado em todo o país, como já comentei e descobrimos através da minha própria experiência com o Velox (Telemar), em Salvador (BA).
“O teste mostra desrespeito aos direitos do consumidor”, disse Luiz Fernando Moncau, advogado-consultor do Idec. Desde a instalação dos serviços, problemas já foram detectados. As dificuldades começaram na instalação: uma das conexões da Telefônica nem entrou no teste porque os equipamentos chegaram dois meses após a solicitação em um dos locais.
Outro ponto levantado pelo teste foi a ausência de telefones gratuitos ao consumidor. A TVA não oferece o serviço, que é obrigatório segundo resolução da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
A conexão em si, é claro, não foi nada satisfatória. A Net registrou velocidade abaixo de 40% da contratada durante o dia, mas em seu contrato a empresa só garante entrega de 10% do anunciado, no mínimo. As três empresas têm cláusulas restritivas de velocidade, mas o Código de Defesa do Consumidor (artigo 51) diz que elas não têm validade.
De uma forma geral, a velocidade obtida é muito inferior à prometida, como todos já sabíamos. Instabilidade em conexões, venda casada e outros só completam o bolo…
[Dica do Paulo [pbr], obrigado!]