O melhor pedaço da Maçã.

MacMagazine visita o Googleplex, em Mountain View, na Califórnia

O MacMagazine está em San Francisco a convite da PlayTV.

Publicidade

Primeiro, assisti ao vivo à keynote de Steve Jobs na WWDC 2008; ontem, realizei outro sonho meu. Desci até Mountain View (aproximadamente 1 hora de trem, de San Francisco) e visitei o Googleplex, o campus principal da gigante da internet.

Tive a oportunidade de ser acompanhado, durante 2 horas, pela Denise Smith — sim, brasileira! —, que trabalha no departamento jurídico do Google, mas, como a visita foi organizada de última hora, não fomos acompanhados pela relações públicas da empresa, o que me impediu de tirar muitas fotos, por exemplo.

Visita ao Googleplex, em Mountain View (1/6)

Publicidade

De qualquer forma, comecemos nossa jornada! 😉

Se eu já estava babando por San Francisco, chegar à Mountain View foi ainda mais impressionante. A cidade possui pouco mais de 70 mil habitantes e é de uma beleza e de um nível de desenvolvimento simplesmente fantásticos.

Publicidade

Depois de descer do Caltrain na estação de Mountain View, logo encontrei uma simpatissíssima motorista (sim, “a”!) de ônibus que me ajudou a chegar à 1965 Charleston Road, onde fica um dos vários prédios do Google, na área.

Os ônibus, por aqui, como podem imaginar, são todos novinhos em folha, automáticos (é claro), possuem bancos acolchoados e ar-condicionado, as rotas e pontos são indicados via informações sonoras e painéis eletrônicos e, o mais impressionante: há um sistema elétrico para acesso de cadeiras de roda simplesmente esplêndido, na entrada frontal de cada um deles. Só vendo pra crer!

Quando entrei no lobby do prédio onde havia marcado com a Denise, tal como ocorreu quando me deparei com a Apple Retail Store da Stockton St., devo ter ficado um tanto imóvel, por alguns longos segundos. Só nesta “simplória” entrada, havia diversos sofás, poltrona de massagem, freezer com sucos de todos os tipos e um telão mostrando buscas em tempo real. Numa tela touch-screen, escrevi meu nome e o nome da Denise e, automaticamente, o sistema imprimiu meu “crachá” de visitante.

Publicidade

Visita ao Googleplex, em Mountain View (5/6)

Alguns minutos depois, a Denise encontrou comigo e começamos nosso passeio, que eu sabia que seria bem curto — vida de quem trabalha no Google não é fácil, hahahaha! Foi aí que descobri que o prédio onde estávamos era apenas um dos vários das redondezas: se minhas contas estiverem certas, são 27, atualmente. Isso mesmo: vinte e sete! Estávamos, praticamente, no “bairro do Google”.

Para nos locomovermos entre os prédios, usamos bicicletas: há várias à disposição dos funcionários e visitantes. O engraçado é que elas não têm freios: para pará-las, você tem que pedalar ao contrário. Tomei um susto no começo, mas depois foi divertido.

Visita ao Googleplex, em Mountain View (4/6)

Do número 1965, fomos passear no complexo dos prédios 40-43 que, pelo que entendi, são os principais, por lá. É em algum lugar deles que ficam os donos e fundadores do Google, Larry Page e Sergey Brin.

O dia-a-dia dos empregados do Google é unico: a filosofia deles, que é a mesma desde a fundação da empresa, é hoje em dia copiada por muitas outras empresas. Elas, pelo menos, tentam, é claro. Todos têm uma intensa carga de trabalho e muitas responsabilidades, mas o horário quem faz é você. Portanto, se tiver algumas coisas para resolver num determinado dia e só puder trabalhar 3 horas, você pode compensar trabalhando 16 logo depois, como preferir. O importante é “get things done”, mostrar serviço, e com pontualidade, claro. Como em qualquer outro local de trabalho, quem não pisar na bola tem seu lugar garantido lá dentro.

Como muitos de vocês devem saber, o Googleplex oferece uma série de “regalias” para os seus funcionários: massagistas, quadras esportivas, piscinas, academias e os famosos diversos restaurantes e lanchonentes com comidas e bebidas à vontade, para todos, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Como eu cheguei lá no campus pontualmente às 11h, por volta da metade da visita eu e a Denise aproveitamos para almoçar por lá; opções é o que não falta, de carnes grelhadas, comida mexicana a pizzas, tudo depende do gosto e do humor do funcionário.

Visita ao Googleplex, em Mountain View (2/6)

Visita ao Googleplex, em Mountain View (3/6)

Durante o meu tour, havia um grande grupo de pessoas visitando o Googleplex, que não conseguimos identificar de onde eram. Visitantes são sempre muito bem-vindos, sem falar nos diversos eventos que são realizados quase que todas as semanas no campus, principalmente nas suas áreas abertas onde, por sinal, foi onde escolhemos para almoçar: o dia estava lindo!

Só para terem uma idéia, dentro do salão do restaurante que escolhemos estava ocorrendo algo especial: um MacBook Pro com uma tablet acoplada, ambos conectados a um enorme telão, serviam de aparelhagem para um artista fazer caricaturas de quem quisesse participar, em tempo real, para a diversão dos que estavam almoçando.

As baias de trabalho dos funcionários do Google são bastante espaçosas e confortáveis. Cada um decora sua mesa como bem entender e, num ambiente super jovial e descontraído, o que não faltam são fones de ouvido: eles ouvem música o dia inteiro.

Uma empresa como o Google não poderia deixar de contar com uma baita conexão à internet. Há Wi-Fi disponível por todo o Googleplex; ou melhor, por toda Mountain View. Isso mesmo: o Google instalou internet sem fio, grátis, nos quatro cantos da cidade, e pretende fazer o mesmo em San Francisco, só que, pelo tamanho da cidade, o projeto poderá demorar um pouco mais.

Minha visita não teria sido completa sem uma visita à loja do Google no Googleplex que, por sinal, só existe há 3 meses — dei sorte! Confiram os souvenirs que escolhi levar pra casa:

Visita ao Googleplex, em Mountain View (6/6)

Simplesmente demais! 😀

Para compensar as poucas fotos da minha visita ao Googleplex, trago para vocês, abaixo, uma matéria muito bacana, veiculada em maio no Mundo S/A, programa da Globo News. Vocês verão a Denise aparecendo e falando no vídeo, no meio dos vários brasileiros que trabalham por lá. Trata-se, por sinal, da primeira reportagem de uma rede de notícias da América Latina com uma entrevista com o CEO do Google, Eric Schmidt.

Garanto que serão 20 minutinhos muito bem gastos:

Se alguém souber de algum apartamento à venda por aqui, me avisa! 🙂

MacMagazine e PlayTV

Realização: MacMagazine e PlayTV

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Xsan 2.1 é liberado pela Apple

Próx. Post

Música “on the go” com os novos produtos da linha nanoSeries da Korg

Posts Relacionados