O melhor pedaço da Maçã.

Como atualizar seu iPhone para 2.0 e desbloqueá-lo com a PwnageTool 2.0.1

Com o anúncio da PwnageTool 2.0 pelo iPhone Dev Team, muitas pessoas já enviaram emails e escreveram nos comentários que gostariam de um tutorial explicando passo-a-passo como atualizar seu aparelho para o firmware 2.0 e desbloqueá-lo utilizando esse processo.

Publicidade

Então, vamos lá! 😉

Considerações iniciais:

  • Todo o processo é via software, não precisando abrir, soldar, nem comprar dispositivos como TurboSIM, StealthSim ou qualquer outro.
  • Esse método, até o fechamento deste artigo, não funciona em iPhones 3G. Apenas nos modelos anteriores, independente do firmware.
  • Ao término desse tutorial, você terá um iPhone ativado, desbloqueado e com o último firmware disponível no momento.
  • Todos os “aplicativos de terceiros” (softwares baixados pelo Installer.app) serão perdidos! Músicas, contatos, fotos, vídeos, podcasts e ringtones que estiverem armazenados em seu computador — na biblioteca do iTunes — serão preservados sem nenhum prejuízo.
  • Necessita-se de acesso à internet apenas para baixar os arquivos que serão usados durante o processo.
  • Os padrões brasileiros para telefones (0 + DDD + TELEFONE) e datas (DD/MM/YYYY) foram incluídos nativamente neste firmware.

Arquivos e programas necessários (pré-requisitos):

Baixados e descompactados os arquivos citados acima, vamos começar!

Publicidade

Primeiro passo: restaurar o firmware do iPhone com o arquivo iPhone1,1_2.0_5A347_Restore.ipsw

  1. Com o celular conectado ao computador e o iTunes aberto, selecione seu aparelho na aba DISPOSITIVOS.
  2. Aperte e segure a tecla Option (Alt) em seu teclado e clique sobre o botão “Restaurar”. Uma janela será aberta para que você escolha o arquivo .ipsw referente ao firmware que deseja. Escolha o arquivo da versão 2.0 que você baixou na lista de pré-requisitos, antes de iniciar esse tutorial.
  3. O iTunes se ocupará de fazer todo o trabalho. Ao término desse processo, você terá seu iPhone bloqueado e pedindo para ser ativado.

Segundo passo: criar o firmware customizado com a PwnageTool 2.0.1

  1. Execute o aplicativo PwnageTool.
  2. Escolha um dos métodos. Simple: agiliza, facilita todo o trabalho e gera um firmware customizado padrão. Instala o aplicativo Cydia (semelhante ao Installer), altera as imagens durante o boot e no recovery mode. Expert: para usuários avançados, permite habilitar ou desabilitar as configurações citadas a cima. Será a opção abordada neste artigo.
  3. Com a opção Expert Mode selecionada, marque também o iPhone e clique na seta azul para continuar.
  4. Selecione o arquivo iPhone1,1_2.0_5A347_Restore.ipsw que você deve ter baixado anteriormente para restaurar seu aparelho e clique para continuar. A tela seguinte mostra as opções possíveis para customizar o firmware que será usado. Selecione a opção Build e continue. Aviso: se não souber o que está fazendo, não altere nenhuma configuração em General e Bootneuter.
  5. Informe o local onde será gerado o novo arquivo. Aparecerá uma animação com os ícones dos aplicativos entrando em uma caixa com o desenho de um abacaxi. Neste momento, estará sendo criado o arquivo .ipsw que será usado posteriormente. Informe a senha quando solicitado.
  6. Você será questionado sobre já ter desbloqueado ou não seu aparelho usando uma versão anterior da PwnageTool.
  7. Quando o arquivo estiver criado, o programa lhe auxiliará a colocar seu celular em DFU Mode (necessário para o último passo). Siga as instruções na tela.
  8. Com o aparelho em modo DFU e o iTunes aberto, repita a instrução 2 do primeiro passo, escolhendo o arquivo criado pela PwnageTool e pronto! Aviso: deixe que o iTunes e o Bootneuter terminem todo o restante do trabalho.

Soluções para os possíveis erros:

  • Erro desconhecido (5): atualize seu iTunes para a versão 7.7.
  • Erro desconhecido (6): seu aparelho não está no modo DFU, repita o procedimento!
  • Erro 1600…: Abra o terminal e execute mkdir ~/Library/iTunes/"Device Support". Se o diretório já existir, remova todos os arquivos que estiverem dentro dele e execute a PwnageTool novamente.

Considerações finais:

Publicidade
  • Como reportado aqui no BLOG, o iPhone Dev Team disponibilizou uma atualização para a PwnageTool corrigindo esses possíveis erros.
  • Usuários de Windows: é aconselhável esperar mais um pouco pela versão do WinPWN compatível. Seu desenvolvedor está trabalhando junto com o iPhone Dev Team para liberá-la o quanto antes! Para os apressados, existem tutoriais pela internet explicando uma possível alternativa, não tão simples como a mostrada neste artigo.

Ressalto que, apesar de seguro, o processo não é à prova de erros e tanto eu quanto o BLOG.MACMAGAZINE não nos responsabilizamos por eventuais problemas. Realize o processo por sua conta e risco!

Abrimos um tópico em nosso FÓRUM para tirar dúvidas sobre esse assunto. Clique aqui para visitá-lo!

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iPhone Dev Team libera PwnageTool 2.0.1 [atualizado 2x]

Próx. Post

iTunes 7.7 quebra o funcionamento do CoverSutra

Posts Relacionados