O melhor pedaço da Maçã.

Creaceed lança versão 1.6 do Hydra, plugin HDR para o Aperture

A Creaceed anunciou nesta semana a disponibilidade do Hydra 1.6, plugin super avançado para usuários que desejam criar imagens HDR (High Dynamic Range) no Aperture, o gerenciador profissional de fotografias da Apple.

Publicidade

O software possibilita o uso de fotos normais (até 10 delas) com diferentes exposições (sempre com bastante contraste, algumas bem claras, outras bem escuras) para criar uma composta bastante superior e que aproxima-se da capacidade de visão humana. Uma única fotografia não pode proporcionar a gama total de luz devido a limitações físicas dos sensores das câmeras de hoje em dia.

A imagem abaixo, eu roubei (sem permissão, diga-se de passagem) do Flickr do meu amigo Paulo Barcellos Jr., especialista em criar composições HDR. Só pra você ter uma noção (clique para ampliá-la):

Foto e manipulação: Paulo Barcellos Jr.
Foto e manipulação: Paulo Barcellos Jr.

A tecnologia do Hydra não requer o uso de tripé — algo bastante comum em softwares HDR. Ele utiliza o mesmo algoritmo de alinhamento do Morph Age, que possibilita o reposicionamento de imagens mesmo com diferenças de alguns pixels.

O Hydra suporta toda a lista de câmeras RAW compatíveis com o Aperture. Caso o seu modelo não esteja listado, é possível utilizar o Adobe DNG Converter, que fará a conversão das suas imagens para o formato negativo digital, permitindo que sejam, então, importadas no Hydra.

Para se tornar possível, o plugin utiliza as últimas tecnologias proporcionadas pelo Mac OS X Leopard, tais como o Core Animation, últimas novidades no OpenGL, Core Image e Quartz Composer, realizando a importação de imagens via uma arquitetura multi-nuclear, explorando até mesmo o Quick Look.

O Hydra custa US$60 e pode ser comprado aqui. Não deixe de conferir toda a sua lista de recursos e requerimentos mínimos de sistema.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iPod shuffle poderá ganhar pequenas mudanças visuais e chegar a 4GB

Próx. Post

Confira mais fotos dos Apple shops de Campinas (SP) e de Curitiba (PR) [atualizado]

Posts Relacionados