O melhor pedaço da Maçã.

Apple pode ter construído controle remoto para desativação de aplicativos em iPhones

Todos já sabemos sobre o controle exercido pela Apple não só na aprovação de aplicativos para a iPhone App Store, como também na liberdade que tem para retirá-los de lá, quando achar correto/conveniente. Jonathan Zdziarski, expert em segurança, descobriu que o software 2.x dos iPhones possui uma habilidade extra: a de se comunicar com os servidores da Apple e desabilitar aplicativos não-autorizados já instalados nos aparelhos.

Publicidade

De acordo com Zdziarski, o OS X iPhone 2.x possui uma referência à seguinte URL, que aponta para uma página contendo uma lista de programas não-autorizados:

[ https://iphone-services.apple.com/clbl/unauthorizedApps ]

Publicidade

A idéia é de que o iPhone se comunique com o servidor periodicamente, de forma a verificar se algum dos softwares instalados deve ser desativado. Por enquanto, não há nenhum item na lista, mas ela possibilita que a Apple impeça o uso de aplicativos — muito mais do que simplesmente retirá-los da loja e impedir a compra e instalação por futuros usuários.

Zdziarski revela que estava realizando uma “análise forense” do iPhone 3G, quando achou a URL escondida dentro de um arquivo de configuração nas entranhas do framework CoreLocation.

[Via: Macsimum News.]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Guardanapo de teclado para MacBook Pro

Próx. Post

Edgies: anotações nas laterais do display

Posts Relacionados