O melhor pedaço da Maçã.

Infra-estrutura pode ser responsável pela má qualidade da recepção do iPhone 3G

Mapa de qualidade da rede criado pela Wire

Assim como os engenheiros suecos, a Wired.com também resolveu testar a performance das redes de celular utilizadas por iPhones 3G para tentar descobrir se os problemas de conexão relatados ultimamente são causados pelo hardware/software do iPhone ou pelas próprias operadoras.

Publicidade

Para isso, a Wired.com criou um mapa mundial interativo onde usuários de todo o mundo poderiam cadastrar os resultados dos seus testes realizados. O resultado dessa pesquisa acaba de ser publicado e, aparentemente, o problema não é mesmo com o iPhone.

Mapa de qualidade da rede criado pela Wire
Mapa de qualidade da rede criado pela Wire

A pesquisa apontou exatamente o que já era esperado: que o iPhone pode estar sendo amplamente limitado pela performance das redes de celular e não por problemas com o firmware ou pelo chip da Infineon.

Publicidade

Mais de 2.600 donos de iPhones participaram da pesquisa que coletou dados sobre localização, operadora utilizada e velocidades de upload e download. Confira nesta planilha todos os dados coletados.

No geral, a conexão 3G mostrou performance melhor que a EDGE. Nos melhores cenários, a 3G é sete vezes mais rápida que EDGE. Nos piores, ela é tão devagar quanta a EDGE.

Os dados mostram que a Austrália possui a pior velocidade de download, com uma média nacional de 759KBps — a Optus e a Virgin possuem média de 390KBps. Alemanha e Holanda possuem a maior taxa de download: 2.000KBps. A T-Mobile possui a maior média: 1.822KBps. As canadenses Fido e Rogers ficaram empatadas em segundo, com uma média de 1.330KBps.

Publicidade

Só resta saber se essas operadoras não estão impondo qualquer tipo de limitação às conexões realizadas por celulares. Creio que muitas delas podem estar fazendo isso.

Já que este teste realizado pela Wired.com e o realizado pelo engenheiros suecos mostram que o problema pode não ser com o iPhone, é bom a Apple tomar conta das suas parceiras o quanto antes, ou elas continuarão denegrindo a imagem de seu celular.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iPhone Dev Team libera PwnageTool 2.0.3; QuickPwn para Macs até semana que vem

Próx. Post

Chegou o Adium 1.3! [atualizado]

Posts Relacionados