O melhor pedaço da Maçã.

Intel desenvolve sistema sem fio para recarga de aparelhos: WERL

A Intel demonstrou recentemente ao mundo um novo sistema de recarga elétrica sem fios de aparelhos, que poderá modernizar a vida digital, libertando gadgets de transformadores e tomadas de parede. A tecnologia é chamada Wireless Energy Resonant Link (WERL).

Publicidade

Em demonstração no seu fórum anual de desenvolvedores em San Francisco, o CTO da Intel, Justin Rattner, transmitiu eletricidade para um abajur no palco, iluminando uma lâmpada de 60 watts — uma dessas puxa mais força do que um laptop comum — a cerca de 60-90 centímetros de distância. E isso com uma perda de apenas 25% de força. O trabalho está sendo desenvolvido em cima do WiTricity, projeto do físico Marin Sljacic, do Massachusetts Institute of Technology (MIT).

“O segredo da energia sem fio não é se você pode ou não fazê-la; é que você pode fazê-la de forma segura e eficiente”, explicou Joshua R. Smith, pesquisador da Intel. “Ocorre que o corpo humano não é afetado por campos magnéticos; ele é afetado por campos optativos. O que fazemos, então, é transmitir energia via o campo magnético ao invés do campo elétrico.”

Publicidade
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=H5_8D882NBs[/youtube]

Entre os ambientes que se beneficiarão da tecnologia estão aeroportos, escritórios e outros prédios que necessitam suprir energia para laptops, telefones celulares e outros aparelhos utilizados constantemente pelas pessoas.

Não demorará muito para chegar o dia em que bastará colocarmos os nossos notebooks em cima da mesa para que sejam automaticamente recarregados. Fios, fora!

[Via: Yahoo! News.]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Marca histórica: este é o 5.000º artigo publicado no MacMagazine!

Próx. Post

Vem aí o Architect, novo software para aplicação de temas no Mac OS X

Posts Relacionados