O melhor pedaço da Maçã.

Microsoft libera segunda versão beta do Internet Explorer 8

Usuários do Windows já têm acesso ao Internet Explorer 8 Beta 2, segunda versão de testes do navegador da Microsoft, que tenta recuperar o terreno perdido para o Firefox.

Publicidade

Para isso, a gigante de Redmond segue o seu famoso lema “start your photocopiers”, mas tenta agregar alguns diferenciais ao seu browser, além dos já anunciados por nós anteriormente aqui no MacMagazine.

A partir da nova versão do IE, usuários terão à disposição um modo de navegação privada chamado InPrivate, que deixa de armazenar temporariamente todo o histórico de acesso a sites e cookies — recurso já presente há bastante tempo no Safari, conhecido como “Private Browsing” e disponível no menu com o nome do programa.

InPrivate do Internet Explorer 8
InPrivate do Internet Explorer 8

Do Firefox 3, vêm diversos aprimoramentos para a sua barra de endereços, que passa a buscar também nos favoritos, feeds e histórico. No caso do IE, porém, o usuário tem a possibilidade de remover determinados itens, de forma que eles não mais apareçam em buscas posteriores.

Publicidade

Visando à segurança dos usuários, a Microsoft trabalhou para implementar recursos de proteção contra phishing e alertará os usuários quando estiverem navegando por um site com uma URL diferente da que deveria ser oficialmente.

Além disso, o navegador bloqueará a execução de scripts em servidores exteriores ao que estiver sendo visitado e sites suspeitos são impedidos de acesso com uma tela toda vermelha — ok, o Firefox faz exatamente a mesma coisa, mas é meio óbvio, né gente? Vamos dar um desconto.

Proteção contra phishing do Internet Explorer 8
Proteção contra phishing do Internet Explorer 8

As abas — que só foram implementadas na versão 7 do IE — ganharam uma melhoria meio papagaiada, mas que até soa bacaninha: sites relacionados serão coloridos semelhantemente. O problema é quando você costuma trabalhar com cerca de 10, 15 ou até 20 abas abertas simultaneamente no navegador — como eu: ficaria um belo de um arco-íris não muito bem-vindo na barra de abas.

Abas coloridas no Internet Explorer 8
Abas coloridas no Internet Explorer 8

O importante, claro, é dar ao usuário a opção de escolher como prefere navegar. Ah, se um site travar, a Microsoft afirma que o usuário poderá fechar somente a sua aba, de forma que as outras permanecerão intactas; se isso funcionar, é ótimo!

Publicidade

Os chamados Accelerators, por sua vez, colocarão atalhos para tarefas comuns nos menus contextuais do navegador, inicialmente integrados aos serviços da Microsoft, mas com a possibilidade de adição de ofertas concorrentes. Clicando com o botão direito do mouse em determinados elementos, a pessoa poderá obter tradução de textos, mapas de endereços, enviar conteúdos por email, postar artigos no seu blog etc. Lembra até o Ubiquity, da Mozilla.

Accelerators do Internet Explorer 8
Accelerators do Internet Explorer 8

Mas o que eu quero mesmo é que a Microsoft se empenhe na adoção do máximo de padrões da web o quanto for possível. Já sabemos que o IE 8 finalmente realiza o teste ACID2 com sucesso mas, até a Beta 1, a execução do ACID3 ainda era bem precária. Tomara que as coisas estejam melhorando, neste sentido.

Publicidade

O Microsoft Internet Explorer 8 Beta 2 está disponível para download nos idiomas inglês, alemão, japonês e chinês simplificado. Ele é compatível com o Windows XP, Vista, Vista x64, Server 2003, Server 2003 x64, Server 2008 e Server 2008 x64.

[Dica do Filipe Guimarães, obrigado!]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Estoques de iPhones 3G começam a se estabilizar no mundo; demanda continua forte

Próx. Post

Momento Humor II: “chinesinha” ataca novamente o iPhone

Posts Relacionados