O melhor pedaço da Maçã.

China Mobile quer um iPhone “capado”

Desde o lançamento do iPhone, a Apple tentar acertar uma negociação com alguma das operadoras chinesas para levar o seu celular para o país. As negociações avançam, retrocedem, são encerradas e retomadas.

Publicidade

Agora, a mais absurda exigência para levar o iPhone 3G para o maior mercado asiático vem da China Mobile, que já possui mais de 400 mil aparelhos operando em sua rede: a operadora quer que a Apple crie uma versão “capada” de seu celular, com os chips Wi-Fi e 3G desabilitados. Dá para acreditar?

Segundo a Foxconn, empresa que produz o iPhone para a Apple, a China Mobile está fazendo essas solicitações para deixar o celular da Maçã “menos atraente” para aqueles que iriam desbloqueá-lo e usá-lo na rede de sua maior concorrente, a China Telecom.

Publicidade

A explicação para isso é que a China Mobile está desenvolvendo sua rede 3G baseada em padrões criados na própria China, o que a torna não compatível com o amplamente utilizado W-CDMA — o mesmo usado no iPhone. E, para piorar a situação, a China Telecom lançará em breve sua rede com o padrão W-CDMA.

Para a Apple, não seria muito difícil produzir o iPhone com as exigência da China Mobile, já que ela não terá que criar nada novo. Mas, levando em conta como a imagem da Apple está intimamente ligada à do iPhone, um mudança como esta deixará futuros donos muito revoltados por serem obrigados a usar uma rede muita lenta e ter uma experiência lamentável com o aparelho.

O mercado chinês é muito grande e promissor, mas tenho certeza de que a Apple nunca arriscará sua imagem ou a do seu tão desejado celular.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Fotos direto do evento especial da Claro na Daslu de São Paulo [atualizado 2x]

Próx. Post

Nova interface do Safari no OS X iPhone 2.2; WebKit mostra resultados bem animadores

Posts Relacionados