O melhor pedaço da Maçã.

O triunfo dos nerds no Vale do Silício

Quando indiquei o episódio 129 do Nerdcast, o assunto era o filme Pirates of Silicon Valley, que em português recebeu o nome de Piratas da Informática. Para quem se interessa pelo início dessa história entre Jobs e Gates, outra dica é o documentário The Triumph of the Nerds: The Rise of Accidental Empires — em português, algo como O Triunfo dos Nerds: O Nascimento de Impérios Por Acaso.

Publicidade

Pirates of Silicon Valley foi gravado em 1999, para televisão. Mesmo sendo baseado em fatos reais e usando os nomes verdadeiros dos fundadores da Apple e da Microsoft, o filme não segue à risca o que aconteceu na realidade — como já é esperado de um filme –, dramatizando bem os personagens para contar a trajetória.

É impressionante a semelhança dos atores com os personagens reais. Uma curiosidade é que, pouco depois da estréia do filme, o público da Macworld daquele ano foi recebido por Noah Wyle — ator que interpreta Steve Jobs — para uma brincadeira com o líder da Maçã. Veja o vídeo com ambos dividindo o palco…

[youtube width=”522″ height=”436″]http://www.youtube.com/watch?v=TIClAanU7Os[/youtube]

O outro, The Triumph of the Nerds, é um documentário de 1996 (portanto, anterior a “Piratas”) que procura contar de uma forma mais real o que aconteceu no Vale do Silício pelo depoimento dos próprios Steve Jobs, Bill Gates, Steve Wozniak, Steve Ballmer e os demais nerds envolvidos na revolução da indústria da informática.

A abordagem aqui vai bem além da “briga” entre as empresas, mostrando também o motivo de tudo acontecer em meio ao Vale, o que era a gigante IBM na época, a participação de outras empresas, como IntelAdobe e Compaq, e outros nomes importantes como Bill Lowe, um IBMer que ajudou a “Big Blue” na concorrência com a Apple.

Publicidade

Só é uma pena que ambos foram lançados antes de 2000. Seria muito bacana um terceiro filme contando a segunda parte dessa história, depois do retorno de Jobs à Apple, com a introdução dos iMacs, do iPod e — porque não? — do Vista… 😛

Não conheço mais obras sobre os nerds do Vale; alguém aí tem mais dicas?

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Walmart poderá ser a próxima revendedora do iPhone 3G nos Estados Unidos

Próx. Post

Web 2.0: o slogan do mês

Posts Relacionados