O melhor pedaço da Maçã.

iMacs deverão receber recursos dos novos MacBooks nas próximas semanas

A introdução dos novos MacBooks nesta semana trouxe muitas novidades com relação ao design. Mas os novos modelos também possuem novidades no hardware interno, e a Apple já deve estar trabalhando para implementá-las nos outros produtos da sua linha de computadores.

Publicidade

Segundo o AppleInsider, o iMac deverá ser o próximo a ser atualizado. Como não há motivos para ele receber mudanças no seu design, é provável que receba atualizações internas e novidades apresentadas pela Apple nessa semana.

O mais provável é que eles ganhem os novos processadores Core 2 Duo, semelhantes aos dos novos portáteis. Entretanto, o que poucos imaginaram até o momento é que os iMacs poderão receber processadores quad-core, principalmente com a chegada do Mac OS X Snow Leopard, que favorecerá o uso desses chips graças à tecnologia Grand Central.

Publicidade

Entretanto, o que deve fazer a Apple pensar duas vezes em apresentar um iMac quad-core é o preço desses chips, que ainda é bastante elevado. Um processador Core 2 Extreme de 2,93GHz, que possui características físicas e térmicas semelhantes ao atual Core 2 Duo de 3,06GHz (topo de linha no iMac atual), pode custar mais de US$1.000.

Outro ponto importante foi abordado por Jobs durante o evento de terça, com relação à introdução da nova Mini DisplayPort, em lugar das portas Mini-DVI e Micro-DVI dos MacBooks.

Conexão mini DisplayPort versus DVI
Conexão mini DisplayPort versus DVI

Steve disse que ela será usada em todos os produtos da Apple; o iMac, portanto, deverá ser o próximo a apresentá-la por padrão. Entretanto, ainda é difícil afirmar se ela aparecerá logo nos demais Cinema Displays e no Mac Pro.

Publicidade

Quanto aos gráficos, é provável que a Apple abandone o uso de placas de vídeo da AMD/ATI, em prol das novas GPUs da NVIDIA, já que a intenção inicial da mesma era usá-las em desktops. Atualmente, a única GeForce usada no iMac está no modelo topo de linha — a 8800 GT, apenas disponível em configuração por encomenda.

Nesse caso, a configuração básica do iMac viria com 256MB de memória gráfica padrão, usando a GPU NVIDIA GeForce 9400, e o topo de linha seria a 9600 GT. Apesar da performance delas ainda ser um pouco duvidosa, os gráficos do novo iMac básico ainda seriam melhores, por padrão.

Publicidade

Rumores à parte, resta saber quando veremos essas mudanças no desktop tudo-em-um da Apple. Apesar de ainda ser cedo para falar em datas, nós já sabemos que algumas revendas da Maçã foram alertadas para diminuir a compra de iMacs, aguardando mudanças para a segunda quinzena de novembro.

Bom, agora é esperar pra ver. O fato é que, se essas mudanças vierem ainda esse ano, 2009 começará muuuiiito bem… 😀

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Lojas da Fast Shop e a2YOU também venderão iPhone 3G em São Paulo, maaasss…

Próx. Post

Mozilla libera primeira versão alpha do Firefox Mobile, de codinome Fennec

Posts Relacionados