O melhor pedaço da Maçã.

Confira mais novidades descobertas no build 10A190 do Mac OS X 10.6 Snow Leopard

Como você já sabe, depois de bastante tempo, a Apple liberou ontem cedo um novo build (10A190) do Mac OS X 10.6 Snow Leopard para seus desenvolvedores parceiros. Apesar de inicialmente dizer que o sistema focaria-se apenas em estabilidade e performance, já divulgamos diversas novidades bastante interessantes por aqui e acabamos de obter uma lista atualizada do que anda pipocando pros lados de Cupertino.

Publicidade

Finder em Cocoa
Este, nós havíamos comentado há alguns dias e foi agora confirmado: o Snow Leopard marcará a transição completa do Carbon para o Cocoa, desde o lançamento do Mac OS X. Trata-se de um ambiente de programação orientado a objetos que já foi utilizado para reconstruções de quase todos os aplicativos que acompanham o sistema operacional da Apple.

Kernel de 64 bits
O Snow Leopard migrará para um kernel de 64 bits, apesar de alguns Macs ainda não conseguirem rodar nativamente neste modo com a versão de testes do SO liberada até então para os desenvolvedores.

Publicidade

Compressão de arquivos HFS+
A nova geração do Mac OS X incluirá suporte para o sistema de compressão de arquivos HFS+, que foca-se principalmente na redução dos arquivos de sistema e aplicativos nativos da Apple em uso normal. A compressão aplica-se apenas a arquivos read-only e também é desenhada para ser retrocompatível, de maneira que o Tiger e o Leopard continuem lendo os arquivos sem problemas.

Nova gamma padrão de tela
Finalmente! A gamma (luminância) padrão do Snow Leopard passou para 2,2 — muito mais profunda do que a 1,8 (mais clara e com menos contraste) utilizada em todos os Macs, desde então. A novidade com certeza agradará a editores visuais e usuários comuns em geral; eu, pelo menos, sempre defini esta configuração manualmente, calibrando o meu monitor via ColorSync.

Publicidade

Aplicativos
Alguns programas também ganharam novidades, tais como conexões para a criação e visualização de conteúdos de servidores Microsoft Exchange no Address Book, iCal e Mail. O Automator, em uma nova versão, também poderá enviar seus fluxos de trabalho como serviços do sistema operacional.

A previsão é que o Mac OS X 10.6 Snow Leopard chegue ao mercado em meados de 2009. Outra novidade é que sua instalação deverá ser bastante simplificada pela Apple.

[Via: World of Apple.]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Como linkar para vídeos no YouTube e mandar que eles comecem num pedaço específico

Próx. Post

Classics: leitura de eBooks com estilo em iPhones/iPods touch

Posts Relacionados