O melhor pedaço da Maçã.

Internet interplanetária é uma idéia promissora, afirma a NASA

A NASA e Vint Cerf (vice-presidente do Google, co-criador da internet) têm trabalhado na atualização do nosso antiquado sistema de comunicação por rádio há cerca de uma década e um recente teste bem sucedido é o primeiro passo em direção ao objetivo de criar uma internet interplanetária eficaz. Utilizando um novo protocolo de comunicação chamado Disruption-Tolerant Networking (DTN), a equipe da NASA conseguiu transmitir várias imagens de (e para) uma espaçonave localizada a uns 30 milhões de quilômetros da Terra.

Publicidade

Diferentemente do velho e bom protocolo TCP/IP — que, para funcionar, exige um fluxo de comunicação contínuo entre os nós de uma rede —, com o DTN, pacotes de dados não são descartados quando um caminho de destino não pode ser encontrado.

Ao invés disso, cada nó de rede (network node) armazena os dados até que ele possa comunicá-los com segurança a outro nó. Pode demorar um pouco mais, mas no final os dados chegam lá. Os próximos testes ocorrerão na segunda metade de 2009, quando o protocolo DTN será instalado na Estação Espacial Internacional (ISS). Espera-se que, nos próximos anos, a NASA utilize esta tecnologia a bordo de uma grande variedade de missões espaciais.

Publicidade

Tenho certeza de que muitos administradores de rede adorariam ver essa tecnologia empregada aqui mesmo, em nosso velho planetinha azul, principalmente nestes tempos de grande instabilidade dos links da Embratel, que nos faz passar horas e horas dentro dos datacenters da vida, tentando fazer as coisas voltarem a funcionar.

[Via: NASA.]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iPhone Dev Team libera ferramentas de jailbreak compatíveis com o firmware 2.2

Próx. Post

Momento Nostalgia: “Obrigado, Bill…”

Posts Relacionados