O melhor pedaço da Maçã.

Nokia revela smartphone N97; marca transição para touchscreens

A Nokia anunciou hoje durante a Nokia World 2008 o N97, seu mais novo smartphone que reúne facilidades e as últimas tecnologias em internet móvel — e o primeiro da série N a oferecer um display sensível ao toque, chegando para brigar de frente com o Apple iPhone 3G, RIM BlackBerry Storm e T-Mobile G1.

Publicidade

O aparelho possui uma interface touchscreen de 3,5 polegadas e teclado QWERTY, além de sensores múltiplos, memória expansível, poder de processamento e velocidade de conexão.

O Nokia N97 introduz o conceito de “local social”: com sensores A-GPS integrados e uma bússola eletrônica, o dispositivo, intuitivamente, entende onde está situado. Também facilita a atualização automática de redes sociais com informações em tempo real, oferecendo a amigos a capacidade de atualizar o status deles e compartilhar seu “local social”, com fotos ou vídeos relacionados.

A tela principal do gadget exibe as pessoas, os conteúdos e as mídias mais importantes para o usuário. Os atalhos mais relevantes estão disponíveis a apenas um toque na tela principal. Em proporção widescreen de 16:9 (com 640×360 pixels de resolução), ela pode ser totalmente personalizada com controles freqüentemente atualizados sobre os serviços web e os sites favoritos.

O sistema operacional do N97 é o Symbian S60 5th Edition e — sim! — ele suporta navegação por sites com a tecnologia Adobe Flash e oferece a funcionalidade copy & paste. Além disso, muitos já o chamam de “Telefone Facebook”, visto que sua experiência com o site social é, aparentemente, bastante superior à do iPhone.

Publicidade

O aparelho é compatível com até 48GB de armazenamento, incluindo 32GB de memória embutida, expansível via cartões microSD de até 16GB para músicas, mídias etc. Tudo isto é complementado com excelentes recursos de música, suporte total para o Nokia Music Store, tempo de reprodução contínuo de até 36 horas (ou 6 horas de ligações em 3G) e capacidades sem fio Bluetooth.

O dispositivo traz também uma câmera de 5 megapixels com lentes Carl Zeiss de alta qualidade e flash dual-LED, captura de vídeo 16:9 em qualidade de DVD (a 30 quadros por segundo), e é compatível com serviços como Share on Ovi, para o compartilhamento imediato por HSDPA (3G) e WLAN (Wi-Fi).

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=2O2Li74EYew[/youtube] [youtube]http://www.youtube.com/watch?v=AD-elt8MN3I[/youtube]

A expectativa é que o Nokia N97 comece a ser despachado no primeiro semestre de 2009, com um preço estimado de 550 euros (cerca de R$1.630). Ele será comercializado nas cores preta e branca.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iPhones de 32GB e iPods touch de 64GB poderão ser lançados na Macworld Expo 2009

Próx. Post

GottaGo 3.0 é o aplicativo mais falso que já existiu para iPhones/iPods touch

Posts Relacionados