Sabemos que a Apple sempre foi bem criativa nos seus anúncios publicitários, mas uma das suas séries mais “recentes” foi escolhida como uma das melhores idéias de marketing da história pela Entrepreneur Magazine: a campanha “Get a Mac”, lançada em 2006, ficou entre outras idéias criativas como dona dos melhores anúncios em vídeo.
Tendo como personagens principais o “Mac” (Justin Long) e o “PC” (John Hodgman), a campanha foi escolhida por fazer muito sucesso entre os milhões de usuários de Mac — pouquíssimos atualmente não a conhecem no mundo. Porém, os primeiros vídeos eram exclusivamente destinados a pessoas que pensavam em mudar para o Mac (por isso o título “Get a Mac”, ou “Tenha um Mac”). Claro, alguns ainda são assim atualmente, e desde que a campanha foi lançada, o market share do Macintosh cresceu 42%.
Segundo a revista, a lição que a campanha oferece para outros anúncios em vídeo é a necessidade de se “criar personagens engajados em seu vídeo online, para que ele cresça em audiência receptiva à sua marca”. Na minha opinião, eles a analisaram muito bem e chegaram à conclusão certa.