O melhor pedaço da Maçã.

Organizadores falam com a imprensa na abertura da Campus Party 2009

O MacMagazine — representado por este que vos escreve e pelo Silvio — fala diretamente da Campus Party 2009, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, e acaba de sair da coletiva de imprensa que abriu oficialmente o evento — se bem que a cerimônia de abertura propriamente dita só ocorrerá hoje às 23h30.

Publicidade

Abertura da Campus Party 2009

O evento funcionará 24 horas por dia, até 25 de janeiro (próximo domingo). As 4 mil vagas disponibilizadas para participantes portando seus próprios PCs se esgotaram, mas ainda é possível se inscrever para assistir a palestras e painéis, além de participar de oficinas e mini-cursos ao longo do evento. Serão mais de 400 atividades, divididas em 11 áreas temáticas e oito ações especiais.

Tudo isso contando com uma impressionante conexão de 10Gbit, a maior banda já oferecida em todo o mundo, disponibilizada pelo Grupo Telefônica. Serão duas delas — redundantes —, conectadas por dois pontos de fibra óptica: um está localizado na Consolação e o outro no Ibirapuera. Todo o tráfego de dados é simétrico, isto é, downloads independem de uploads — ao contrário do que estamos acostumados em conexões residenciais.

Na área Expo, aberta à visitação, o público terá a chance de conhecer atrações vanguardistas, conferir a exposição de produtos e serviços de empresas parceiras, desfrutar de uma programação especial em comemoração ao Ano Internacional da Astronomia pela Unesco e participar de ações do Batismo Digital.

Publicidade

Estavam presentes na conferência o diretor-geral da Campus Party Brasil, Marcelo Branco; o diretor de conteúdos do evento, Sérgio Amadeu; o diretor de comunicação e marketing da Futura Networks para a América Latina, Roberto Andrade; e o diretor de planejamento e engenharia da Telefônica, Ari Falarini.

Publicidade

Abertura da Campus Party 2009

Abertura da Campus Party 2009

Abertura da Campus Party 2009

Publicidade

Abertura da Campus Party 2009

De início, os organizadores destacaram a importância do Brasil no cenário virtual mundial, como o maior país em tempo de uso da internet no globo. Se as tendências atuais se mantiverem, até maio nos tornaremos a nação que mais utiliza redes sociais, como Orkut, Facebook, MySpace, Sonico e afins.

Diante dos milhares de participantes da Campus Party, a semana também é ótima para que se obtenham informações e dados estatísticos interessantíssimos quanto ao perfil de uso da web por parte das pessoas, principalmente no que tange à propoção de downloads por uploads. Só para se ter uma noção, no ano passado os uploads representaram 60% de todo o tráfego de dados realizados por aqui — algo surpreendente, que mostra o quanto os “campuseiros” contribuem para a produção de conteúdos online, além de se interessarem por compartilhamento de arquivos e interação virtual.

Em 2008, a Campus Party foi realizada na Bienal do Ibirapuera; desta vez, o palco escolhido foi o Centro de Exposições Imigrantes, que resolverá de uma vez por todas os problemas de acomodação dos participantes, espaço para instalação de máquinas etc.

Abertura da Campus Party 2009

Abertura da Campus Party 2009

Já avistamos alguns Maczinhos por aqui, também, inclusive um iMac G3 Blueberry de primeira geração!

Abertura da Campus Party 2009

Abertura da Campus Party 2009

Abertura da Campus Party 2009

O custo geral do evento foi de R$7,6 milhões, de acordo com o Marcelo Branco.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple convoca imprensa para divulgação dos resultados financeiros do seu 1º trimestre fiscal de 2009

Próx. Post

Bolsa de Valores, Mercadorias & Futuros ganha site para iPhones/iPods touch

Posts Relacionados