O melhor pedaço da Maçã.

Como atualizar seu iPhone para 2.2.1, fazer o jailbreak e desbloqueá-lo

iPhone Unlock - Desbloqueio com cadeado

iPhone UnlockSeis meses depois do último artigo escrito da série: “Como atualizar e desbloquear…” (na época, com a então atual versão 2.0), muitos pedidos por email e agora com o anúncio da liberação do firmware 2.2.1, cá estamos novamente para esclarecer dúvidas, solucionar problemas e guiá-los no processo alternativo não-oficial de desbloqueio e jailbreak de iPhones, tão comentado semana passada.

Publicidade

Abordarei dicas, conselhos e mini-tutoriais para os dois modelos que temos até o presente momento: o 2G, aparelhos da primeira geração com a traseira prateada; e o 3G, aparelhos que atualmente são vendidos no Brasil oficialmente pela Claro, Vivo e TIM. Vamos lá? 😉

Neste primeiro momento, vou repetir um pouco (mas com mais detalhes) o que já foi explicado pelo Silvio em seu artigo sobre o anúncio das ferramentas do iPhone Dev Team compatíveis com o novo firmware. Mesmo se você já tiver noção do que vou tratar aqui, aconselho ler para depois não ficar desesperado por ter esquecido algum detalhe.

Publicidade

Considerações iniciais:

  • Todo o processo é via software, não precisando abrir, soldar, nem comprar dispositivos como TurboSIM, StealthSIM ou qualquer outro. Ao término deste tutorial, você terá um iPhone desbloqueado e com o último firmware disponível no momento.
  • Todos os “aplicativos de terceiros” (softwares baixados pelo Installer e/ou Cydia) serão perdidos! Músicas, contatos, fotos, jogos, aplicativos, vídeos, podcasts e ringtones que estiverem armazenados em seu computador — na biblioteca do iTunes — serão mantidos sem nenhum prejuízo.
  • Diferente dos artigos anteriores sobre este assunto, não farei um passo-a-passo, pois os programas estão mais intuitivos do que nunca. Se mesmo assim alguém tiver alguma dúvida, deixe-a nos comentários.

Arquivos e programas necessários (pré-requisitos):

Arquivos necessários para o procedimento
Arquivos necessários para o procedimento

Donos de iPhones 2G:

Logo - QuickPwnVocês são considerados “sortudos”, independente da versão do firmware que veio com seus celulares. Tem um bocado de tempo que a Apple não atualiza a baseband dos aparelhos de primeira geração. Neste caso, tudo o que precisam fazer é conectar o celular ao computador, abrir o iTunes e atualizar ou restaurar para a versão atual sem medo. Feito isso, use o QuickPwn para realizar o jailbreak e desbloqueio de uma maneira rápida e bem fácil. Dêem uma lida na orientação 2, logo abaixo.

Donos de iPhones 3G (aqui a conversa muda e toma dois rumos):

  • Primeiro caso — donos de iPhones 3G desbloqueados oficialmente (pela Apple): entram nesse grupo os iPhones comprados aqui no Brasil, onde você pode e deve solicitar o desbloqueio gratuito direto na operadora, e os comprados em países com legislação semelhante, como é o caso da Itália. Quem se enquadrar nessa situação e quiser fazer o jailbreak, só precisa atualizar normalmente e também usar o QuickPwn.
  • Segundo caso — donos de aparelhos bloqueados comprados em outros países: maioria das pessoas que procuram este artigo, a situação aqui é especial e requer alguns cuidados. O famoso e tão comentado método de desbloqueio yellowsn0w do iPhone Dev Team requer o firmware 2.2 (baseband 02.28.00) e a Apple, por ter um comprometimento com suas operadoras parceiras, lançou a nova versão alterando a baseband para 02.30.03 e, com isso, anulou a brecha que demorou seis meses para ser descoberta e tratada de uma maneira que o desbloqueio fosse feito com sucesso. Resumindo: como o Rafael já comentou, o jogo de gato e rato continua porque ninguém sabe quando a equipe vai liberar uma solução compatível com essa baseband. Mas vamos ao que interessa: o que fazer neste caso? Se você é um dos muitos que estão nesta situação, vai precisar da PwnageTool (disponível apenas para usuários de Macs) para criar um firmware 2.2.1 customizado (com baseband 02.28.00), internet Wi-Fi e o Cydia ou Installer para acessar o repositório e executar o yellowsn0w. Vamos por partes:
    1. Baixe o PwnageTool (link) e crie seu firmware customizado de acordo com as instruções do programa (todo o processo é bem intuitivo, não se preocupe). Usuários de Windows devem procurar fazer o download desse arquivo em alguma fonte confiável.
    2. Coloque seu celular em modo DFU (com o iPhone conectado ao computador, aperte simultaneamente os botões Repouso e Início e mantenha-os pressionados por oito segundos. Solte o botão Repouso e continue pressionando o botão Início por mais 10 segundos. O iTunes iniciará automaticamente com o iPhone selecionado no menu a esquerda e exibindo uma mensagem dizendo que seu aparelho precisa ser restaurado. Pressione a tecla Option (Shift no Windows) e clique sobre “Restaurar”. Aponte o arquivo customizado gerado (ou baixado) e aguarde até que o software seja restaurado.Observação: para usuários de Mac OS X 10.5.6, não é tão simples assim. Peço que leiam o último parágrafo deste artigo do Silvio, que explica como proceder.01-aviso_iphone_restore
    3. Feito tudo isso, seu aparelho vai estar ativado e destravado (jailbroken), mas as funcionalidades relacionadas ao telefone não estarão disponíveis. Abra o Cydia (ou o Installer, como preferir), atualize-o caso seja necessário, adicione o repositório http://apt9.yellowsn0w.com/, procure pelo yellowsn0w e instale-o.
      02-iphonecydia102-iphonecydia202-iphonecydia3
    4. Desligue, ligue novamente seu aparelho e voilà!

Mais links de download para as ferramentas citadas acima você encontra neste artigo do blog do iPhone Dev Team.

Ressalto que, apesar de seguro, o processo não é à prova de erros e tanto eu quanto o BLOG.MACMAGAZINE não nos responsabilizamos por eventuais problemas. Realize o processo por sua conta e risco!

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Edição “nano-crystal-chromatic” de iPods é assinada por Elton John

Próx. Post

Midnight Inbox é mais um aplicativo GTD muito bacana para o Mac OS X

Posts Relacionados