O melhor pedaço da Maçã.

Google Latitude deixa seus amigos à distância de um clique

4-goog-lattitude-logoRevelado está manhã, o Google Latitude é o novo projeto da turma de Mountain View e trouxe aos serviços Maps e iGoogle uma funcionalidade muito interessante. Através dele, será possível enviar a nossa localização para o Maps e compartilhar essa informação com os nossos amigos e contatos.

Publicidade
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Q-Oq-9enE-k[/youtube]

4-goog-latitude-profileTraduzindo o vídeo acima, o que temos agora em nossos bolsos (ou ao alcance de um clique) é uma verdadeira rede social móvel à parte, com a qual podemos enviar emails para nossos amigos e familiares atualizando-os em tempo real sobre o que estamos fazendo e onde estamos.

Aliás, um complemento perfeito para quem o utillizar em conjuto com o Orkut, Google Talk ou mesmo com mensagens SMS, por exemplo.

Publicidade

Para utilizá-lo no seu celular, bastar ir até a pagina do serviço e seguir as instruções. Uma nova versão do Maps será instalada — caso você já a tenha no seu aparelho — e você será alertado a respeito dos custos que o serviço pode acarretar e sobre os termos de uso e a permissão de usar a rede de dados para enviar a sua localização atual.

Usar o serviço no seu computador é muito mais simples. Basta acessar o site do Latitude pelo navegador e clicar no link para instalar o gadget na sua página personalizada.

Espere que sua iGoogle seja carregada, aceite as condições de uso, adicione seus amigos e pronto! Uma tela como a mostrada abaixo será exibida.

4-googlelatitude

Detalhe: ao contrário da versão dirigida aos dispositivos móveis, no iGoogle a sua localização precisa ser definida manualmente.

Publicidade

Se será usada para propósitos positivos — como mostrar à sua mãe que você está mesmo na faculdade, ou para a tua esposa que você chegou a salvo no trabalho, ou mesmo descobrir que o teu amigão chegou de viagem — ou ainda para fins, digamos, “mais suspeitos” — como ficar rastreando por onde anda a sua namorada, a sua irmã ou o seu chefe… Bom, isso cabe a você decidir.

Publicidade

Mas fiquem tranquilos! Para evitar problemas com a privacidade alheia, o serviço permite um controle fino dessas informações ao habilitar opções de compartilhamento para cada contato, e ainda sobre exatamente onde você se encontra.

O serviço está disponível em 27 países e é compatível com os dispositivos móveis baseados no BlackBerry, S60 e Windows Mobile. Sim, a versão para o iPhone/iPod touch ainda está a caminho.

Se para alguns a web tem ficado cada vez mais chata, uma coisa a gente precisa reconhecer: a turma do Google tem feito um excelente trabalho em transformá-la em um ambiente cada vez mais conectado, presente e divertido.

[Dica do Daniel Mota, Diego Sierra e do Arthur, obrigado!]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Novo beta do Mac OS X Snow Leopard é enviado a desenvolvedores, mais estável do que antes

Próx. Post

Concurso MMIX: crie wallpapers para o MacMagazine e concorra a três iPods nano!

Posts Relacionados