Destaques
8 OS X Mountain Lion poderá trazer recurso similar ao Siri Dictation OS X Mountain Lion poderá trazer recurso similar ao Siri Dictation

A Siri está presente de corpo e alma no iPhone 4S, contudo, muitos gostariam de ver a Apple aumentando o alcance da assistente para outros iProducts. Com o lançamento do novo iPad, parte da Siri — o recurso Siri Dictation — também chegou à tablet da Apple. Com ele, usuários ditam textos e a assistente os interpreta, [...]

25 Rumor: Microsoft Office poderá ser lançado para iOS até novembro Rumor: Microsoft Office poderá ser lançado para iOS até novembro

Em fevereiro, o The Daily divulgou fotos e informações sobre um suposto Office chegando para iOS, as quais foram negadas pela Microsoft mas ainda assim reiteradas pelo veículo. Agora, parece que tudo aquilo era mesmo quente. De acordo com o BGR, a Microsoft está de fato planejando lançar o Office para iPad (eles falam “para [...]

15 Encontro de CEOs de Apple e Samsung acaba da mesma forma como começou: sem acordo Encontro de CEOs de Apple e Samsung acaba da mesma forma como começou: sem acordo

Conforme falamos, os CEOs de Apple e Samsung se encontraram no início desta semana em San Francisco, para ver se conseguiam por um ponto final na disputas judiciais que envolvem as empresas. Contudo, algumas atitudes das duas [1, 2] davam indícios de que um acordo estava muito distante. Dito e feito: segundo o The Korea [...]

Home » Internet

Mozilla lança Bespin, editor online de códigos para desenvolvimento na web

9 comentários postados
Atualizado: 13/02/2009 às 23:44
por
13/02/2009 às 09:52

Acreditando no futuro dos ambientes online de códigos para o aumento da produtividade durante o desenvolvimento de Web apps, a Mozilla lançou ontem o Bespin, um framework online 100% extensível, destinado à criação aberta na web diretamente no topo das tecnologias de browsers com suporte a HTML 5, como o Firefox 3 e o WebKit.

Mozilla Bespin

Os grandes diferenciais do Bespin são a sua facilidade de uso e a sua eficiência, algo que não se encontra facilmente em seus concorrentes. Como foi construído tendo como base recursos avançados de HTML 5, ele permite uma experiência de usuário semelhante à de um aplicativo desktop, como o Adobe Dreamweaver. Além disso, ele suporta colaboração, permitindo a um usuário compartilhar código com colegas de trabalho ou suportar vários usuários trabalhando em um mesmo arquivo ou em um mesmo projeto.

Abaixo, vocês conferem um vídeo introdutório sobre o serviço:

Como parte do anúncio oficial, a Mozilla liberou um protótipo do Bespin (versão 0.1) para avaliação dos usuários. Pude testá-lo hoje de manhã, para formular as minhas primeiras impressões, e notei que o serviço realmente promete. No momento, ele apenas suporta os recursos básicos de edição de código online — destaque visual de sintaxe, comandos de desfazer e refazer, previsão de arquivos no próprio browser, tamanho ilimitado de arquivos, etc. –, além da importação e exportação de projetos.

Bespin no WebKit

Bespin no WebKit

Bespin no Firefox 3

Bespin no Firefox 3

Conforme você vai progredindo em seu trabalho, é possível prever o estado do seu projeto clicando no botão com ícone de planeta Terra (Preview in Browser). Abaixo, fiz uma edição bem simples em um projeto gerado automaticamente no Bespin, para vocês terem uma ideia de como ele funciona:

Exemplo do Bespin para o MacMagazine

Exemplo do Bespin para o MacMagazine no Firefox

Se você ficou interessado em conhecer o Bespin, pode se inscrever agora mesmo para conhecê-lo em detalhes e fazer testes com o protótipo atual. A Mozilla também quer ouvir seu feedback sobre o serviço, mas você pode ir além e baixar todo o seu código-fonte e corrigir bugs ou adicionar recursos. Ele requer obrigatoriamente um navegador que suporte HTML 5, ou seja, apenas o Firefox 3 ou superior e um nightly build recente do WebKit são compatíveis.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Quem Escreve?
Silvio Sousa Cabral
Silvio Sousa Cabral
Paulista de 18 anos, possui formação técnica em Informática e Web design e é acadêmico do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da FTT, em São Bernardo do Campo. Possui paixão por Macs e iPods desde 2006, sendo também amante de música, cinema, design e tudo onde a plataforma Mac mostra o melhor de si. É dono de um MacBook branco e sonha em participar de uma Conferência de Desenvolvedores da Apple.
Comentários

Nosso sistema de comentários não foi carregado corretamente — muito provavelmente porque você está numa conexão lenta.

Por favor, atualize esta página e/ou certifique-se de que a excecução de JavaScripts está habilitada no seu navegador.

Mais Comentados da Semana

Um iPhone de 4 polegadas com tela mais alta que a atual faz muito, muito sentido
108 comentários

Dica: Flash Player pode ser o principal vilão de mau desempenho do OS X Lion
84 comentários

Jony Ive: “Tudo leva a crer que o produto no qual estamos trabalhando agora será o mais importante que já fizemos”
83 comentários

Mais peças “vazadas” trazem possíveis detalhes sobre os próximos iPhones e iPods touch
73 comentários

John Gruber tece alguns comentários sobre um iPhone com tela mais alta, de 4 polegadas
73 comentários

Últimos Posts do Fórum

SAGA do Mac OS X - "Lion"
Úlimo post de: Maddo Garan

Diablo 3 Mac Pt-BR
Úlimo post de: FabioZ

Restore iPad 2 erros iTunes 3194, 1602, 1600
Úlimo post de: maicon

Iphoto - Como acessar a biblioteca do IMAC via IPAD
Úlimo post de: nmendes

Dolly Drive - Time Machine na Cloud
Úlimo post de: squiter

Apps Patrocinados

[ Garanta um espaço! ]

Enquete: participe!

Você comprou/vai comprar o novo iPad?

MacMagazine em Redes Sociais
MacMagazine por Email

Preencha o seu email no campo abaixo para receber todas as nossas novidades gratuita e diretamente na sua Caixa de Entrada! ;-)

Joy of Tech

Joy of Tech - Precisamos da sua senha do Facebook

[ mais tirinhas ]

Arquivo do Blog

Navegue pelo nosso histórico mensal de artigos:

Shuffle!

Shuffle - Post Randômico

· · ·

Powered by Liquid Web

2002-2012 © MacMagazine.com.br — Todos os direitos reservados. Política de Privacidade  |  Anuncie Aqui  |  Sobre o MM  |  Contato Logo do MacMagazine