O melhor pedaço da Maçã.

Nokia anuncia Ovi Store; loja de aplicativos abrirá em maio

A Nokia anunciou hoje, durante o GSMA Mobile World Congress 2009, a Ovi Store, sua resposta à iPhone App Store. De acordo com a fabricante de celulares, trata-se da “primeira loja de aplicativos e conteúdo do mundo que personaliza o conteúdo de acordo com as conexões sociais e a localização física da pessoa”.

Publicidade

Nokia Ovi Store

“Aplicativos modernos, navegação móvel aperfeiçoada e acesso a email com um único toque tornarão mais fácil para as pessoas encontrarem e priorizarem aquilo que realmente lhes interessa em suas vidas pessoais e profissionais”, disse o presidente e CEO da Nokia, Olli-Pekka Kallasvuo. “No atual clima econômico, todos estão observando mais atentamente os custos e os benefícios da tecnologia. Os dispositivos e serviços anunciados hoje refletem a abordagem da Nokia de apresentar soluções que causem grande impacto por um preço acessível.”

“Acreditamos que, com a nossa escala global e o nosso empenho em personalizar a internet por meio de serviços como ‘localização social’, estamos bem posicionados para estabelecer novos marcos referenciais em inovação e em serviços de internet que beneficiarão a todos”, afirmou Kallasvuo.

Ovi Store aberta para negócios

A Ovi Store, prevista para estar disponível comercialmente em maio, oferecerá às pessoas conteúdo direcionado baseado em suas conexões sociais e localização física ou o que a Nokia chama de “localização social”. A loja leva ainda aos desenvolvedores uma oportunidade dinâmica e potencialmente lucrativa para oferecer novos aplicativos à base global de clientes da Nokia.

Publicidade

Provedores de conteúdo poderão encaminhar seus trabalhos para a loja pelo Publish.Ovi.com, canal que está ativo já partir de hoje. A Nokia possui atualmente uma base de cerca de 4 milhões de desenvolvedores criando centenas de milhares de aplicativos no Forum Nokia, então o potencial de rápida popularização do novo espaço online é muito grande. Nomes como Electronic Arts, Shazam, MySpace e FOX já firmaram parcerias com a fabricante finlandesa, sendo que ela estima conquistar uma base de 300 milhões de usuários até 2012.

Chegando inicialmente a nove países diferentes, o modelo de compartilhamento de receitas da Ovi Store será idêntico ao da Apple: desenvolvedores ficam com 70% dos lucros. Além disso, ela também será acessível a partir dos próprios dispositivos portáteis, como o Nokia N97 e outros das séries S40 e S60.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Adobe anuncia novo Flash para smartphones, menos para o iPhone

Próx. Post

HTC vem com tudo: chegaram o Touch Diamond2 e o Touch Pro2

Posts Relacionados