O melhor pedaço da Maçã.

Scott Forstall apresenta o iPhone OS 3.0 em Cupertino

Durante o evento de hoje em Cupertino, Scott Forstall, vice-presidente sênior de iPhone Software da Apple, foi chamado para apresentar o iPhone OS 3.0, grande update para o sistema operacional de iPhones e iPods touch.

Publicidade

Scott Forstall no iPhone OS 3.0

Trata-se de uma grande atualização, “cheia de recursos para desenvolvedores e consumidores”. Scott afirma que a Apple dá acesso às mesmas APIs que usa para os desenvolvedores, e que esta nova versão virá com 1.000 (!) novas APIs.

Novos modelos de negócios na App Store

Primeiro, ele apresentou novidades na App Store, citando a necessidade de modelos de negócios diferentes do disponível hoje na loja. Alguns desenvolvedores podem optar por assinaturas para revistas, níveis adicionais para jogos e aspectos específicos para eBooks, como a possibilidade de vender um app e comercializar livros eletrônicos dentro dele. Tudo isso será suportado a partir de agora com as In-App Purchases.

Na nova fase, será possível adquirir um jogo com 10 fases e, quando todas foram completadas, será possível que um pacote com mais 10 sejam compradas e baixadas para o mesmo game. Outro exemplo dado foi o de guias de cidades: um único app poderá ser aprimorado com conteúdos de diversas cidades turísticas de todo o mundo. O sistema será totalmente integrado à própria iTunes Store.

Publicidade

O novo modelo só estará disponível para aplicativos pagos, isto é, tudo o que for de graça continuará sendo de graça. O modelo de divisão de lucros continua o mesmo: 70% vai para o desenvolvedor.

P2P no iPhone

Outra novidade é conectividade peer-to-peer (P2P): o iPhone OS 3.0 virá com um sistema padrão para encontrar dispositivos na mesma área, sem a necessidade de Wi-Fi — tudo será feito via Bluetooth, sem requisitar nem mesmo pareamento de aparelhos. A Apple embutiu a sua tecnologia de redes Bonjour no novo firmware de iPhones/iPods touch. Excelente para jogos, mas não restrito a eles.

Acessórios e Periféricos

Nesta nova geração, a Apple levará o seu ecossistema de acessórios “a um novo nível”. O iPhone OS 3.0 poderá se comunicar diretamente com produtos desenvolvidos por terceiros, tanto pelo seu conector de dock quanto via Bluetooth: um alto-falante/fone de ouvido, por exemplo, poderá ser controlado por um equalizador na tela do aparelho. Apps poderão ser criados para controlar transmissores FM de dentro do próprio iPhone/iPod touch.

Maps

O Maps também foi atualizado no iPhone OS 3.0, possibilitando a incorporação de mapas (com controle total) dentro de aplicativos, via Cocoa Touch. O Core Location poderá ser usado como base para aplicativos de direção curva-a-curva (aê!), incluindo comunicação via GPS, Wi-Fi e torres de telefonia celular. Será preciso, porém, uma base de dados própria (BYOM, “bring your own map” ou “traga seu próprio mapa”), porém o Google já licencia a API do Maps.

Notificações push em plano de fundo

Finalmente, o tão esperado push chegou ao iPhone, através de notificações em plano de fundo. Segundo Forstall, houve algumas razões para o atraso, a principal delas, o imenso sucesso da App Store e a inundação de aplicativos e jogos, que forçaram a Apple a reconstruir a estrutura do seu servidor. “Agora, estamos prontos”, disse ele.

Publicidade

Processamento em background, como já foi dito, é ruim para o consumidor, pois drena a bateria do aparelho. Testes realizados pela Apple mostraram que um simples cliente AIM rodando em plano de fundo reduziu em 80% ou mais a autonomia da bateria de um smartphone — em modo standby! Com um sistema de notificação push criado por terceiros, a vida da bateria só caiu 20% no plano de fundo.

O sistema funciona enviando notificações para a Apple, que as encaminha para o iPhone do usuário. Ele permite o envio de sons ou alertas em texto totalmente otimizados para redes móveis, mantendo uma boa autonomia de bateria e oferecendo a performance desejada por todos. Cada operadora funciona diferentemente, por isso o serviço tem que ser customizado para cada um dos 80 países onde o iPhone já é vendido.

Mais!

SDK do iPhone

Dentre as novas APIs, há ainda uma nova folha de emails — eliminando a necessidade de apps serem fechados para o envio de mensagens —, acesso à biblioteca do iPod, sensores de proximidade, transmissão de áudio e vídeo por HTTP (passa até por firewalls!), detectores de dados, APIs embutidas de voz sobre IP (VoIP), entre outros.

“O novo iPhone OS 3.0 é um grande lançamento em software por ter novas ferramentas e inovações incríveis tanto para usuários, de iPhone como para desenvolvedores de aplicativos. Isso nos posiciona anos à frente da concorrência,” disse Philip Schiller, vice-presidente sênior de Marketing de Produtos Mundial da Apple.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Confira estatísticas sobre o estado atual da plataforma móvel da Apple

Próx. Post

Desenvolvedores apresentam novidades com novas APIs do iPhone OS 3.0

Posts Relacionados