O melhor pedaço da Maçã.

Rob Janoff fala sobre as origens do logo da Apple

Rob Janoff - Logo da AppleO ZLOK Logo Design Blog trouxe à tona ainda ontem uma entrevista antiga com Rob Janoff, criador do famoso logo da maçã que representa a cara da empresa fundada por Steve Jobs e Steve Wozniak no final da década de 1970. Taí uma ótima oportunidade para relembrarmos deste excelente artigo escrito pela Lu, que fala sobre toda a história do símbolo da Apple.

Publicidade

A versão original idealizada por Rob foi aquela coloridinha, à la arco-íris (veja a camiseta dele na foto ao lado) — que muitos dizem ter relação com o movimento gay, ainda que não tenha nada a ver. Na época em que a desenhou (1977, pra ser mais exato), ele trabalhava como diretor de arte da Regis McKenna.

“Para obter inspiração, a primeira coisa que fiz foi ir a um supermercado, comprar um saco de maçãs e cortá-las. Eu ficava olhando para as fatias por horas”, lembra Rob. Curiosamente, o fruto do seu trabalho foi uma maçã 2D monocromática, com uma pequena mordida no lado direito. Quem insistiu que a marca fosse mais colorida foi o próprio Steve Jobs, ainda que sob discórdia do chefe de Janoff, que defendia uma versão preta em vias de reduzir os custos de impressão.

“Mas Jobs foi irredutível, argumentando que cores eram a chave para humanizar a sua companhia”, conta Rob. “Então, eu só pus as cores onde achei que elas deveriam ficar, sem sequer pensar num prisma.” Hoje dono de uma firma de design gráfico em Chicago, Rob Janoff não ganhou, ironicamente, “nem um cartão” de agradecimento pelo seu duro trabalho.

Publicidade

A entrevista em áudio abaixo está veiculada no site oficial do designer, mas fiz questão de colocá-la no nosso servidor, caso algum dia ela suma de lá. Na ocasião, Rob fala sobre o “momento eureka!” de quando criou a famosíssima maçã:

[quicktime width=”550″ height=”16″]http://macmagazine.com.br/wp-content/files/2009-03-30-rob_janoff.mp3[/quicktime]

[ Download do MP3 ]

O áudio tem pouco mais de 12 minutos de duração e está todo em inglês, é claro.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

a2YOU está reformulando o seu portal; previsão de abertura da loja Curitiba é início de abril

Próx. Post

Mac #FAIL: menu embaralhado num MacBook branco

Posts Relacionados