O melhor pedaço da Maçã.

Participante do Fórum MacMagazine cria patch que corrige bug do QuickTime em português

Ícone - QuickTime

QuickTimeLogo depois que fiz o post sobre a incompatibilidade do Microsoft Messenger com o Safari 4 Public Beta, o Gabriel Couto, leitor e participante do Fórum MacMagazine (com o apelido gmcouto), veio nos alertar sobre um sério problema no QuickTime rodando no Mac OS X em português. O incrível: trata-se de um bug que há (muitos!) meses não é corrigido pela Apple.

Publicidade

De fato, a primeira vez que reportaram o problema no nosso espaço de discussões foi no final de setembro de 2008, apesar de a discussão só ter se acalorado mesmo pouco menos de um mês mais tarde. Eu me lembro de ter lido sobre a questão na época, mas por dois motivos não lhe dei a devida importância (mancada minha, eu sei): 1. eu esperava que a Apple corrigisse o bug rapidamente, algo que não aconteceu ainda, mesmo depois de diversos updates do sistema e do próprio QuickTime, e 2. eu uso o sistema em inglês, então não fui afetado pela falha.

Um terceiro relato do conflito foi aberto no final do mês passado no nosso Fórum, o que estimulou o Gabriel a abrir um tópico resumindo toda a situação e disponibilizando um patch que ele mesmo criou para resolver o bug. A correção já está na versão 1.2.3 e, atualmente, funciona muito bem em três navegadores: Safari, Firefox e Camino. No Opera, curiosamente, o erro não se manifesta.

JBrowserQTFixer

O Gabriel explica que o problema se deu pelo fato de a Apple ter traduzido MIME types do plugin QuickTime — possivelmente com um tradutor automático —, quando estes deveriam ficar intactos para que pudessem ser identificados pelos browsers. Tudo o que o seu programinha faz é “enganá-los”, editando o arquivo que “organiza” os plugins e trazendo as traduções de volta ao estado original. O JBrowserQTFixer pode ser baixado aqui e pesa apenas 81,2KB.

Nosso sincero agradecimento ao Gabriel pelo esforço e pela criação de uma solução automatizada para o problema. Encaminharemos este artigo para a Apple e esperamos que já na próxima atualização do QuickTime o bug seja resolvido oficial e definitivamente. E desculpem a demora em oficializarmos este caso.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

TranslateIt! chega à sua décima versão

Próx. Post

Joy of Tech: mais dicas de como economizar dinheiro com a Lauren!

Posts Relacionados