O melhor pedaço da Maçã.

Apple Retail Stores trocarão EasyPay e Windows Mobile por iPhones

Symbol Pocket PCTodos que já realizaram compras em Apple Retail Stores de 2005 em diante já devem ter usado o sistema de pagamento EasyPay, que roda em handhelds com Windows Mobile e não combina em nada com o estilo da Apple.

Publicidade

O EasyPay é um sistema que utiliza terminais portáteis para prestar um serviço mais pessoal e flexível de transações e, ao mesmo tempo, eliminar a necessidade de o consumidor ficar esperando em filas de caixas. O sistema também evita o desperdício de papel, ao permitir o envio de recibos e notas ficais para o email do cliente.

Para quem não se lembra, foi esse mesmo sistema lento que acabou criando filas enormes de consumidores querendo comprar o — até então — novo iPhone 3G.

Com esse problema, surgiram várias indagações do porquê de a Apple não adotar o próprio iPhone como um dispositivo portátil para a realização das transações em suas lojas. Na época, o iPhone e o iPhone OS não eram capazes de suportar os periféricos necessários, como leitoras de cartão de crédito ou impressoras de comprovantes e notas fiscais.

Porém, todo esse quadro deverá mudar em breve, com o lançamento do iPhone OS 3.0. Com a chegada do novo sistema, espera-se que a Apple adote o iPhone ou o iPod touch como base para seu sistema de pagamentos internos.

Publicidade

Embora a própria Apple possa desenvolver um aplicativo/sistema próprio de pagamentos, o mais provável é que ela utilizará uma versão customizada criada por algum desenvolvedor. Como o próximo sistema para iPhones e iPods touch oferecerá, pela primeira vez, suporte para hardware/periféricos de terceiros via conexão USB (com o conector dock) ou via conexão Bluetooth, acredita-se que muitos desenvolverão uma solução que atenda às demandas da Maçã.

Publicidade

Aplicativos para ponto de venda já existem atualmente na App Store, como é o caso do Credit Card Terminal, demonstrado em um dos últimos comerciais criados para o iPhone. Com o suporte a periféricos no iPhone OS, acredita-se que vários outros surgirão.

Rumores indicam que os planos da Apple para a substituição do sistema EasyPay por iPhones/iPods touch rodando um software customizado de ponto de venda deverá começar em julho e ser completada até o final de setembro. Os gadgets da Maçã deverão conter, em uma só unidade, soluções para pedidos/pagamentos, gerenciamento da loja e recepcionista (concierge) — aplicativo já utilizado atualmente em iPods touch para triagem de visitantes que procuram suporte e agendamento de atendimento.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Mac é Pop: BlueZone, Becky Bloom, porta-luvas de Nissan e muito mais

Próx. Post

Nova vítima do iFixit: Dell Adamo

Posts Relacionados