O melhor pedaço da Maçã.

Tudo sobre o II Mac Encontro Sul no Fran’s Café da Fnac, em Porto Alegre (RS)

Colaboração especial por Rudimar “RudiMac” Serves.

Publicidade

O II Mac Encontro Sul foi, sem sombra de dúvida, o maior evento de macmaníacos do Brasil, reunindo diversos apaixonados pelos produtos da Apple. O número de participantes comprova isso (50 pessoas), bem como a animação da galera nas seis horas de duração do evento, mesmo tempo pelo qual ficou aberta uma transmissão de vídeo em tempo real, com dezenas de usuários de Macs enviando emails ou mesmo nos ligando via celular para que a gente desse um “zoom” na webcam — coisa em que pecamos neste evento, por eu ter esquecido completamente minha filmadora com FireWire em casa! Desculpem, desde já…

II Mac Encontro Sul

Mas, para que o evento tivesse o sucesso que teve, várias coisas foram definidas com praticamente dois meses de antecedência. Dentre elas, o apoio da loja Fnac do BarraShoppingSul, que foi inaugurado em dezembro de 2008 aqui em Porto Alegre. Tão logo visitei o shopping, em janeiro deste ano, fiquei maravilhado pela beleza estética visual da loja. Sou designer nas horas vagas (hehe) e já fiquei imaginando que ali seria um ótimo local para começar um evento desse porte. Já havia tentado isso em 2007, mas o local não me pareceu adequado, como você pode ver pelo vídeo abaixo:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=tjlmc7iwb04[/youtube]

Mas já foi interessante! 😉 Marcamos uma reunião com a relações públicas da Fnac, a sra. Jaqueline Schmidt, que prontamente nos apresentou ao franqueado do Fran’s Café. A aceitação da proposta, ainda bem, foi imediata. A partir daí, começamos a organizar o evento propriamente dito: coloquei um chamado na lista Maçãs Selecionadas (da qual participo) propondo um encontro — mas sem dizer onde ainda —, como também um pedido de ajuda para organizar as coisas. Foi aí que apareceram o Cleber Luz e o Lairton Ripoll.

Publicidade

O próprio Ripoll contatou o usuário possivelmente mais antigo de Mac no Brasil, Luiz Ernesto Pellanda, convidando-o para um keynote sobre o Mac nesses 30 anos passados — que, como esperado, foi fenomenal! O próprio Pellanda ainda trouxe vários Macs de “antigamente”, que viraram “celebridades” durante o evento. Infelizmente, ele esqueceu em casa dois modelos de Newton, que ficou intimado a trazer num próximo evento, sob o risco de não participar se esquecê-los novamente. 😛

Publicidade

II Mac Encontro Sul

Sobre o evento em si, assim que abrimos o site na web, para nosso espanto as inscrições começaram a pipocar num crescendo espantoso. Em praticamente duas semanas, os 60 lugares tinham lotado. Foi um trabalho meticuloso, tentei deixar bem claro que a coisa ia ser legal, que iria *bombar* mesmo, pois sou muito determinado nas coisas que faço — minha inspiração é Jobsiana, né! 😉

Eu era Diretor Municipal de Cultura da minha cidade, Novo Hamburgo (RS). Mas fui dispensado por causa da troca de partido na nossa Prefeitura, isso depois de trabalhar exaustivamente na reforma do nosso teatro, que estava praticamente abandonado em termos de visual. Quando saí de lá, no final de 2008, deixei um café belíssimo montado no hall do teatro, mas infelizmente o partido que assumiu não o inaugurou até agora. Era lá que eu pensava em reunir a galera que usa Mac – pois Mac e cultura têm tudo a ver, na minha opinião. Porém, como sou um eterno criador de situações novas, sempre acho um jeito de inovar, e o lugar que escolhi para isso foi simplesmente PERFEITO!

Publicidade

II Mac Encontro Sul

Já temos um acordo entre nós, organizadores, e o pessoal da Fnac e do Fran’s Café, nosso apoiadores, para tornar esses encontros formais — tipo um por trimestre — e, numa projeção de metas, torná-los nacionalmente conhecidos (e depois internacionalmente). Lutaremos muito para que isso aconteça!

Todos sabem que o Rio Grande do Sul é conhecido pelas suas tradições de ser um povo hospitaleiro e de ter lugares encantadores, portanto ideais para um bom passeio, seja na capital ou na serra. Temos planos, muitos planos. E se Deus ajudar e nosso mentor Steve Jobs se safar dessa (sua saúde!), com certeza teria muita honra em convidá-lo a conhecer o Brasil e quem sabe participar de um evento, onde seus fãs me parecem ser mais devotos do que em qualquer outro lugar do mundo.

II Mac Encontro Sul

Como sempre digo, determinação e foco são sinônimos de sucesso! Apreendi isso ao ler as biografias do Jobs e, nesses 10 anos de uso de Macs, acabei me tornando conhecido pela minha facilidade de “abduzir” pessoas a conhecerem as delícias de ser um Apple user. Na minha cidade, acabei sendo apelidado voluntariamente de “RudiMac”, nome que acabei adotando em todos os meus emails e blogs do mundo virtual. E, como responsável por assumir isso, jamais poderei decepcionar pessoas, pois usar essa plataforma também faz pessoas mudarem de comportamento e estilo de vida. Vira vício, vira paixão, vira a cabeça e o coração. 🙂

Bom, antes de encerrar, só mais uma coisa: NÓS, equipe organizadora, batemos palmas — muitas palmas — aos que acreditaram no evento, mas fiquem certos de que ainda teremos mais surpresas no terceiro evento, que já estamos começando a planejar. Espero que realmente tenham gostado e queremos todos por lá, muito em breve. Qualquer coisa, entrem em contato pelo Google Talk ou email.

E a você, meu estimado Rafael Fischmann, meu profundo respeito e carinho pelo que faz no MacMagazine — com certeza o mais acessado do país —, pelo que faz pela “nossa” plataforma. Meu muito obrigado por sempre ter acreditado nos meus projetos. E no próximo quero te ver por aqui, não tolerarei desculpas, hehe!

Se fui extenso demais, me perdoem, mas eu realmente fiquei inspirado! Ainda mais agora, que comprei um novo iMac — 20 polegadas, com 2,66GHz e 2GB de RAM —, merecia ser usado para a produção deste texto. 😀

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Como previsto, integrantes do The Pirate Bay oficializam apelação no tribunal da Suécia

Próx. Post

Google reformula Labs e anuncia Similar Images e News Timeline

Posts Relacionados