A menina dos olhos de US$1 bilhão (embora hoje valha muito mais) do Facebook está de cara nova. O Instagram lançou hoje uma atualização nos seus aplicativos que marca a introdução de um visual totalmente novo para a rede social, atualizando tudo, desde a interface do usuário até o ícone — sim, a famosa polaróide ultra-esqueumorfizada está morta e foi substituída por algo bem mais chato contemporâneo.
O novo ícone — que, como era de se esperar, já está despertando todo tipo de reação exageradamente furiosa na internet — substitui o clima hipster, oitentista do antigo por uma construção vibrante e bem simplificada que não se destaca, para o bem e para o mal, na maré de ícones minimalistas que já viraram padrão em nossas telas iniciais. Faz sentido, considerando que o Instagram há muito tempo deixou de ser uma rede social de nicho, centrada em filtros nostálgicos, para se tornar uma mega-potência das sociedades virtuais mainstream.
Acompanhando o novo ícone, a interface do aplicativo (e do site) também foi atualizada e bastante minimalizada: o característico azul de outrora foi substituído por um ambiente majoritariamente branco e totalmente monocromático, com o claro objetivo de dar destaque máximo às fotos e aos vídeos — que são, afinal, o epicentro de tudo no Instagram. Esta nova interface, inclusive, já estava sendo testada há algumas semanas.
https://vimeo.com/166138104
Os outros aplicativos do Instagram — Hyperlapse, Layout e Boomerang — também tiveram seus ícones atualizados e agora formam uma bem-vinda unidade com a cara do app principal. Suas interfaces, por outro lado, ainda ostentam o look antigo, mas certamente serão atualizadas em breve.
Desculpe, app não encontrado.
Desculpe, app não encontrado.
[via The Verge]