O melhor pedaço da Maçã.

Galeria de fotos no Flickr traz mais de 40 screenshots do Mac OS X 10.6 Snow Leopard

Usuario posta mais de 40 screenshots do Mac OS X 10.6 Snow Leopard no Flickr e revela mudancas sutis no novo sistema operacional da Apple

Um leitor do AppleInsider publicou em uma galeria do Flickr mais de 40 screenshots do build 10A354 do Mac OS X 10.6 Snow Leopard que, mesmo contando com muita coisa que cobrimos em artigos anteriores aqui no MacMagazine, mostra algumas mudanças pequenas que não tínhamos notado até então. Na página do álbum, inclusive, constam algumas notas especiais do usuário, sobre pequenos recursos implementados na versão beta mais recente do Snow Leopard.

Publicidade

Mac OS X 10.6 Snow Leopard

Dentre outras mudanças menores, na configuração inicial do sistema, após sua instalação, é emitido um alerta caso o usuário não insira uma dica de senha para a criação do usuário que administrará o Mac. Além disso, o ícone do Time Machine na barra de menus agora é exibido em um tom de cinza claro caso não esteja configurado, assim como acontece com o do Bluetooth desligado ou a AirPort não conectada a redes Wi-Fi.

Finder com efeitos e Quick Look nos painéis de Abrir/Salvar

Para o Finder, há outras duas novidades na sua nova versão portada para Cocoa: primeiro, foram implantados pequenos efeitos visuais (os quais suspeito serem produzidos em Core Animation) ao mexer na ordem de pastas e arquivos usando comandos como “Arrange by” ou o “Clean up”, acessíveis pelo botão de ações sensível ao contexto, da barra de ferramentas, ou com o botão direito do mouse.

29-snowleopard-01

E segundo, a extensão da tecnologia Quick Look para os painéis de Abrir/Salvar arquivos e também para a janela “Obter Informações”, o que pode ser útil em alguns casos.

Snow Leopard

Preferências do Sistema: data, hora e serviços de localização

Para o painel de preferências “Data & Hora”, foi adicionada outra opção para exibição da data junto da hora na barra de menus. Ela vem para acompanhar a opção “Exibir o dia da semana”, já existente.

Snow Leopard

Além disso, as configurações de fuso horário agora são capazes de detectar automaticamente o padrão de hora da região onde se encontra o seu computador por meio da Internet, usando Core Location, que será um serviço aberto para todo o sistema operacional.

Snow Leopard

Preferências do Sistema: segurança

Nas preferências de segurança, é possível desativar os recursos de localização automática descritos acima em todo o sistema, além de agora ser possível configurar o tempo de inatividade após o screensaver ser ativado para que uma senha seja pedida ao usuário. Se ele estiver configurado para ativar em 10 minutos, você pode deixar que a tela seja bloqueada nesse momento, ou configurar um tempo após isso para pedir senha.

Snow Leopard

Exchange e Google

Com o suporte ao Microsoft Exchange 2007, as preferências do iCal e da Agenda ganharam uma aba de “contas” com novidades. O aplicativo de calendário já possuía uma, mas além de contar com o padrão CalDAV para contas, agora permite configurar acesso a dados de servidores baseados na solução da Microsoft.

Snow Leopard

Para a Agenda, um painel de contas é algo totalmente novo e permitirá ajustes específicos de sincronização com o MobileMe, com servidores Exchange e até com serviços do Google.

Snow Leopard

Preferências do Sistema: compartilhamento

Ganhou um serviço específico para abrir acesso a scanners em redes:

Snow Leopard

Preferências do Sistema: configuração de mouse

Foi para um painel de preferências específico. Se o usuário não tiver um mouse (em um portátil, por exemplo), ele faz a localização automática antes de abrir opções de personalização.

Snow Leopard

QuickTime X

Traz um modo de visualização de filmes sem nenhuma interface gráfica na janela dos mesmos. Além disso, a publicação de arquivos por meio dele em serviços online inclui a MobileMe Gallery e o YouTube.

Snow Leopard

Snow Leopard

Duas screenshots também mostram edição básica de gravações e áudio e vídeo, antes de o aplicativo salvar qualquer coisa em disco:

Snow Leopard

Snow Leopard

Preferências do Sistema: Software Update

Recebeu mudanças que ainda não estão disponíveis. A aba “Atualizações instaladas” mudou de nome para “Softwares Instalados” e dá a entender que será possível instalar mais do que atualizações de forma automatizada no Snow Leopard.

Snow Leopard

Preferências do Sistema: língua e texto

Antigo painel “Internacional”, a nova aba “Texto” fornece opções para configurar a substituição de combinações de caracteres digitados por caracteres especiais — exemplo: digitar (r) pode ser configurado para ser substituído por ® automaticamente. Além disso, lá mesmo poderão ser ajustadas as opções de correção ortográfica para todo o sistema, mesmo em aplicativos de terceiros.

Snow Leopard

Terminal

Ganhou um modo de visualização para condensar dois ou mais shells na mesma janela:

Snow Leopard

Preview

Não possui mais a opção de personalizar o nome do autor padrão em documentos e anotações, antes presente na guia “geral”. Além disso, conta com um novo design para os ícones no mesmo estilo dos do iLife e do iWork.

Snow Leopard

Automator

Agora está com uma nova janela de boas-vindas. Em vez de pedir ao usuário que tipo de tarefa ele quer desempenhar em um fluxo de trabalho, agora ele pede que seja escolhido um modelo de visual script para ser configurado ao iniciar um novo projeto.

Snow Leopard

Além dos tradicionais fluxos de trabalho e aplicativos que já conhecemos, é possível criar plugins para impressoras, para o novo Image Capture, alarmes para o iCal e serviços para todo o sistema, dando sinal de que o conjunto de possibilidades do aplicativo tem muito a crescer no futuro.

Suporte a PowerPC e 64 bits

Na janela abaixo, da Visão do Sistema, nota-se que ainda há binários universais entre os aplicativos padrão do Snow Leopard, o que indica que o PowerPC não será descontinuado desta vez pela Apple. Entretanto, novos recursos adicionados neste lançamento — como reconhecimento de escrita em chinês pelo trackpad — são exibidos apenas como aplicativos Intel. Mas eles ainda estão em tempo de serem portados para binários universais antes do lançamento, da mesma forma que todos os demais podem ser recompilados apenas em Intel para diminuir seu espaço ocupado em disco.

Snow Leopard

Além disso, muitos deles não estão ainda em 64 bits, ou quem sabe nunca serão portados, a fim de que continuem capazes de prover suporte para aplicativos e dispositivos mais antigos. O iTunes, que também está na lista daqueles que não são 64 bits, deverá continuar assim até que seja apresentada uma versão totalmente nova, o que costuma ocorrer apenas em eventos musicais da Apple.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Rumor recorrente: iPhone de terceira geração terá chat em vídeo

Próx. Post

Empregados da Wintek exigem posicionamento da Apple até o próximo dia 31

Posts Relacionados