O melhor pedaço da Maçã.

Jon Lech Johansen explica: Palm Pre se passa por iPod para funcionar no iTunes

Palm Pre se disfarca de iPod para funcionar no iTunes. O problema? A Apple pode fechar essa brecha com um simples update para o seu programa

Palm Pre no iTunesNa última quinta-feira, todos ficamos surpresos com a notícia de que o Palm Pre poderá sincronizar perfeitamente com o iTunes, sem a necessidade de softwares especiais. Na ocasião, citamos que ele se passaria por um iPod ou iPhone, mas Jon Lech Johansen — mais conhecido como “DVD Jon” — resolveu escrever um artigo explicando melhor a coisa e abrindo portas para a Apple barrá-la rapidinho.

Publicidade

Pra começar, a solução encontrada pela Palm só transfere conteúdos desprotegidos, ou seja, músicas com DRM não vão para o aparelho. Além disso, o Pre precisa “se apresentar” para o iTunes como um iPod, de maneira que ele inicie o processo de sincronização. É por isso que, no topo — e isso ficou bem claro na apresentação da Palm na conferência All Things D —, o programa diz “Syncing iPod”, ao invés de “Syncing Pre”.

Para realizar a façanha, o que a Palm fez foi um simples estudo de envio e recebimento de dados por dispositivos USB. Cada um — seja um iPod, um pendrive qualquer ou um Pre — possui uma identificação específica de fabricante e produto, passadas para o PC/Mac conectado no momento em que o aparelho é “espetado” na máquina.

Publicidade

É evidente que a Palm implementou IDs próprios da Apple no software do Pre, que também precisou ter seu software adaptado para responder a comandos USB enviados pelo iTunes e oferecer detalhes corretos sobre o aparelho via XML. Johansen acredita, portanto, que o trabalho da Apple para fechar essa brecha não será nada complicado; basta um simples (e próximo) update — liberado até mesmo antes de o Pre chegar às ruas (pensou que ele seria adicionado a esta lista? :-P).

Palm Pre no iTunes

Chega a ser estúpido a Palm não imaginar que isso aconteceria, ou será que tudo foi uma provocação besta? Ou, quem sabe, eles têm mesmo cartas na manga — alguma obrigatoriedade judicial, quem sabe. No press release em que confirma a possibilidade, inclusive, ela deixa bem claro que, para usufruir disso, o usuário precisa estar rodando o iTunes 8.1.1 no Windows XP/Vista ou no Mac OS X 10.3.9 ao 10.5.7. Isto é, temos uma única versão do iTunes compatível, mas o sistema operacional usado pode ser até mesmo o Panther. iTunes 8.1.2, alguém?

Publicidade

Johansen é um bom conhecedor de toda essa tecnologia e fundou, no início deste ano, o doubleTwist, uma solução alternativa para sincronização de mídias para Macs e PCs. Segundo ele, o suporte ao Palm Pre já será adicionado na próxima versão do seu produto.

[Via: Fast Company.]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Experimentei as novas Google Search Options; adorei o que vi

Próx. Post

Joy of Tech: keynote de Steve Jobs, circa 1965

Posts Relacionados