O melhor pedaço da Maçã.

WWDC ’09: Mac OS X 10.6 Snow Leopard também manda bem nas suas novas tecnologias

Falei muito de tecnologias do Mac OS X 10.6 Snow Leopard no passado, e hoje a Apple fez questão de dissecar as principais na abertura da WWDC ’09. O hardware dos computadores pessoais evoluiu monstruosamente nos últimos anos, mas as tecnologias do sistema operacional que tiram vantagem dele pouco sabem explorar isso. Com o Mac OS X 10.6 Snow Leopard, a Apple pretende sanar esta deficiência, entregando algo realmente poderoso nas mãos de programadores.

Publicidade

Mac OS X Snow Leopard

08-64bitComeça com o suporte a processos de 64 bits. Bertrand Serlet, da área de engenharia de software da Apple, falou no palco sobre o suporte a quantidades inimagináveis de memória para os dias atuais, o que é o carro-chefe dessa tecnologia. A matemática computacional de processadores 64-bit é duas vezes mais rápida e é esperado um suporte de 16 bilhões de gigabytes de memória para máquinas com o Snow Leopard. Sem dúvida, ele está pronto para o futuro, desde sua fundação aos aplicativos e serviços.

Em seguida, veio o novo Grand Central Dispatch (GCD). Com as CPUs de alto nível estacionadas em 3GHz, o avanço computacional sai da miniaturalização física dos processadores para algo realmente sério, dentro da sua verdadeira inteligência. O Grand Central dá ao Mac OS X poder para administrar a eficiência de chips multi-core de forma eficiente, distribuindo tarefas para eles. Isso faz aplicativos serem mais rápidos, pois podem executar tarefas em núcleos diferentes, aliado à mágica de multi-threading.

08-gcd

Para isso, foram elaboradas extensões de linguagens, bibliotecas diversas, APIs variadas, ferramentas para desenvolvedores e frameworks orientados a objetos, para que aplicativos possam “decidir” o que usar dos Macs, como usar e quando liberar. O resultado? Maior desempenho para tudo, até nas menores tarefas.

Publicidade

Com o Grand Central e 64 bits, OpenCL foi a última grande carta da Maçã ao redor de todo o Snow Leopard. Padrão da indústria em computação paralela, permite usar GPUs para mais tarefas do que simplesmente jogos ou aplicativos gráficos. É uma tecnologia precisa ao ponto flutuante, que está nas mãos de desenvolvedores para dar à tarefas computacionais maior performance, sendo que é composta por APIs em C com otimização automática. A melhor parte de ser um padrão da indústria é contar com o apoio de várias empresas de tecnologia.

08-opencl

É, pessoal. No fim das contas, há muitos recursos no Snow Leopard. Mas o ponto de vista é que vai determinar a veracidade desta afirmação. 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

WWDC ’09: Safari 4 chega à versão final, Mobile Safari recebe atualização

Próx. Post

WWDC ’09: MacBook Air atualizado

Posts Relacionados