O melhor pedaço da Maçã.

WWDC ’09: Apple dá a desenvolvedores a visão final do Mac OS X 10.6 Snow Leopard

A espera acabou: finalmente, começam a chegar a público as grandes informações oficiais do Mac OS X 10.6 Snow Leopard, “fechado” a desenvolvedores desde o seu anúncio na WWDC ’08. Bertrand Serlet foi ao palco do Moscone West falar do que há de novo neste produto, concebido a partir de uma reinvenção de 90% dos projetos que deram origem ao Mac OS X 10.5 Leopard, lançado há quase dois anos.

Publicidade

Lançamento do Mac OS X Snow Leopard

Enquanto a Apple se vê orgulhosa com seu trabalho em sistemas operacionais, a Microsoft continua longe de entregar aos seus usuários algo na vanguarda tecnológica, mesmo com o Windows 7. Serlet destaca que as tantas coisas novas do Windows 7 não justificam o upgrade ou a compra de um PC, pois não entregam tecnologias que possam ajudar o usuário de forma natural, simples, imperceptível. Isso é o completo oposto do Leopard e está muito, muito longe do Snow Leopard.

98-snowleopard-install

O Snow Leopard divide-se em refinamentos, tecnologias e um novo passo em suporte empresarial. Destacando os refinamentos, Serlet mostrou muita coisa nova relativa ao Finder e à área de trabalho do novo sistema. Reescritos por inteiro em Cocoa e em 64 bits, eles não só estão mais rápidos, mas entregam pequenas novidades que juntas os fazem muito melhores. Muitas delas prevemos no passado, então vocês deverão reconhecê-las.

08-snowleopard-expose

Exposé se uniu ao Dock. Clique e segure em um botão de aplicativo e ele mostra todas as janelas abertas dele. É possível mover conteúdo entre janelas e entre aplicativos por ali mesmo, muito legal. Resta saber se os atalhos tradicionais continuarão funcionando… mas enquanto isso não chega, podemos curtir as novidades para as pilhas (“Stacks”), que se tornaram ainda mais úteis:

Snow Leopard - Stacks

O Preview está mais rápido e mais esperto do que nunca. PDFs são gerados com maiores detalhes, e texto agora possui uma seleção lógica muito interessante, equivalendo-se à excelente solução da Adobe. Não obstante, imagens abrem com maior velocidade, influenciando até o comportamento do Quick Look, já que ambos usam PDF como modelo gráfico.

08-snowleopard-preview

Escrita em chinês chegou ao trackpad. Funciona apenas com os novos portáteis da maçã com multi-touch, mas se mostrou muito eficiente na demo. Abaixo, uma visão dela em funcionamento:

08-trackpad-sl

Até aqui, confirmaram-se todos os rumores e mais um pouco, mas tem mais: o site da Apple lista dezenas e dezenas de refinamentos para o sistema. Apesar de se atrelarem a recursos já existentes, mostram que o que era bom no Leopard ficará ainda melhor no Snow Leopard.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

WWDC ’09: Apple atualiza MacBook (Pro) unibody de 13 polegadas

Próx. Post

WWDC ’09: Safari 4 chega à versão final, Mobile Safari recebe atualização

Posts Relacionados