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Usuários de iPhones 3G e 3GS notam anomalias no sinal de telefonia celular e Wi-Fi com o firmware 3.0

Não comentei esse assunto quando reuni relatos de uma série de problemas pelos quais usuários do iPhone OS 3.0 estão passando com seus aparelhos, mas é fato que eles merecem uma explicação mais complexa: para começar, recebemos do nosso leitor Olavo Moretzsohn algumas impressões da sua experiência negativa com o funcionamento do Wi-Fi em seu iPhone 3G.

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iPhone 3G S

Após procurar por mais opiniões sobre isso, encontrei esta discussão nos fóruns de suporte da Apple, onde vi que o problema divide-se em vários caminhos diferentes. Para alguns usuários, o iPhone 3G é capaz de reconhecer redes Wi-Fi, mas simplesmente não recebe nada por meio delas. Em outros (que atingem até iPods touch, conforme constatei ao fazer alguns testes), os aparelhos reconhecem Wi-Fi, mas levam um pequeno tempo para começar a receber dados — o que não é tão grave, mas é impossível não notar.

Ao colocar os aparelhos em sleep, aparentemente fica mais fácil notar essas anomalias, mas no meu caso ainda consigo receber dados com ele inativo. Contudo, alguns usuários alegam que nem o push mail funciona em tal condição, o que não deveria acontecer normalmente. Problemas de conectividade semelhantes também podem ser notados em certos aparelhos usando 3G.

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E falando em 3G, o novo celular da Apple está fazendo os seus primeiros usuários passarem por situações curiosas nesse sentido. Algumas delas foram relatadas por Ted Landau, colunista do Macworld, que constatou que o iPhone 3GS passa muito mais tempo indicando que está conectado a rede celular EDGE do que via 3G, algo que não acontecia no modelo anterior.

Ao contatar a Apple, Landau recebeu a informação de que não havia nada de errado com o aparelho. Trata-se do software do novo aparelho, que, segundo a Apple, detecta a rede com a melhor qualidade no momento e mostra a sua exibição correta na barra de estado para o usuário.

Segundo a empresa, os iPhones 3G não cumpriam essa tarefa muito bem: mesmo indicando estarem conectados a uma rede de terceira geração, os aparelhos poderiam entrar em EDGE automaticamente por problemas na cobertura e o usuário nem se daria conta. Ainda assim, há pessoas reclamando que seus novos iPhones 3GS não mantêm conectividade com a mesma força e consistência que o modelo anterior. Com essas duas histórias se chocando, fica difícil chegar a uma conclusão definitiva.

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