O melhor pedaço da Maçã.

Mozilla lança Firefox 3.5 e pede a usuários que espalhem o lançamento

É oficial: depois de quase um ano em desenvolvimento (incluindo betas da versão 3.1, que depois mudou para a atual), a Mozilla liberou agora há pouco para download o Firefox 3.5, após passar por três candidatas à final. Como parte do lançamento, ela pede que todos os usuários anunciem a novidade no maior número de serviços online possível (Facebook, Twitter, whatever… :-P) começando às 15h50, pelo fuso horário de Brasília.

Publicidade

Firefox 3.5

A maior agitação no seu lançamento veio à tona neste mês, quando estava previsto a chegada segundo o cronograma inicial. A empresa adiou a primeira versão RC em duas semanas e liberou outras duas nos últimos 15 dias. Como a RC3 não teve nenhum grande problema descoberto pela comunidade, é provável que tenha apenas sido oficializada como final.

O novo navegador oferece muitas mudanças em relação à versão 3.0. Para usuários, cinco mil mudanças de código trouxeram novos recursos e maiores velocidade e segurança. Com um novo motor para execução de JavaScript, a versão 3.5 é três vezes mais rápida que a 3.0 e cerca de 10 vezes mais veloz que a 2.0:

Desempenho do Firefox 3.5

Para segurança e privacidade, há um novo modo de navegação privada, junto de inúmeras opções para personalizar a privacidade e a limpeza periódica dos seus dados enviados pela web. E, para aprimorar a restauração de sessões fechadas de forma inesperada, ele também oferece recuperação de janelas e novas opções para abrir abas fechadas pelo travamento do browser ou uma queda de energia.

Publicidade

Para desenvolvedores, há muito mais. O navegador suporta todos os principais recursos da especificação HTML 5, com suporte às tags canvas, video e audio, que facilitam o trabalho de programadores web para adicionar gráficos e conteúdo rico em mídia sem precisar de suporte a plugins. Também estão disponíveis APIs de geolocalização baseadas nos mais recentes padrões W3C, aprimoramentos nas tecnologias internas de suporte a CSS e SVG e suporte a web workers para programar funções em JavaScript para execução em segundo plano, o que aproveita melhor os recursos da máquina e torna web apps mais eficientes.

Publicidade

Se um desenvolvedor incluir em um site um estilo de fonte que não está instalado no seu computador, o próprio Firefox pode se encarregar de baixá-lo automaticamente. Apesar de isso exigir uma pequena mudança na construção das páginas, é muito bom para que os usuários aproveitem melhor uma tipografia que case com o design proposto pela página:

Fontes no Firefox

O Firefox 3.5 pode ser baixado agora através do site da Mozilla, em versões para usuários do Tiger e do Leopard. Mais informações sobre o lançamento estão disponíveis em um documento publicado pela desenvolvedora em seu site, bem como em uma atualização no seu blog oficial.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

id Software lançará não só uma, mas três edições do Quake para a plataforma móvel da Apple

Próx. Post

O inverno chegou! Adquira já o seu iCachecol ;-)

Posts Relacionados