O melhor pedaço da Maçã.

Google implementa “My Location” no Mobile Safari

O Google anunciou agora há pouco a disponibilidade do recurso My Location para usuários do Mobile Safari no iPhone OS 3.0, diretamente na sua página inicial móvel. Demonstrado na I/O 2009 e posteriormente lançado no Google Maps, ele permite aos usuários determinarem suas localizações por meio do browser, algo interessante para ajudar você a se situar em lugares que pouco costuma visitar.

Publicidade
My Location no Mobile SafariMy Location no Mobile SafariMy Location no Mobile SafariMy Location no Mobile Safari

Ao contrário do Safari no desktop, o recurso dispensa a instalação de qualquer plugin na versão mobile do navegador. Em vez disso, ele se junta ao Firefox e ao Chrome oferecendo a API de Geolocalização W3C, que manda o browser coletar os endereços dos hotspots Wi-Fi mais próximos de você e consultar a localização global deles em um banco de dados da Skyhook para triangular a sua posição atual. Dependendo da precisão desse banco de dados, a informação retornada pode não ser muito útil.

No caso do Mobile Safari, são necessárias duas confirmações do usuário para sua ativação: uma ao Core Location do iPhone OS, que gerencia de forma global os serviços de localização em todos os aplicativos, e outra ao Safari, para dar a ele permissão de “achar” você. Caso se importe muito com a sua privacidade, fique tranquilo: tanto o aparelho quanto o navegador apenas vão determinar sua longitude e latitude se você quiser assim, nos dois alertas ilustrados acima. Do contrário, nada acontece.

Com o recurso oficializado, agora só resta esperar pelo Google Latitude, o qual já sabemos que será completamente web based no iPhone OS.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Difícil de acreditar: Apple teria solicitado que a Microsoft cancelasse a campanha “Laptop Hunters”

Próx. Post

Google Reader se torna ainda mais social com seguidores, busca de pessoas e “liking”

Posts Relacionados