O melhor pedaço da Maçã.

Net Applications muda métrica de dados e market share da Apple “despenca” para 5,16%

Market Share by Net ApplicationsLeitores assíduos e veteranos do MacMagazine devem saber que todo dia 1º acompanhamos os dados de market share de sistemas operacionais e navegadores liberados pela Net Applications, uma firma de internet que coleta números de mais de 160 milhões de visitantes em sites do mundo todo.

Publicidade

Em julho, porém, ela não liberou novos relatórios (referentes a junho) e colocou no seu site um aviso de que estaria reavaliando os números devido a “irregularidades estatísticas”. Curioso que sou por esses gráficos, cheguei a ficar visitando o site deles por cerca de duas semanas, e então desisti e esperei a virada para agosto. E hoje de fato eles voltaram, mas com uma grande mudança, que provavelmente tem relação direta com o caso do mês anterior.

A partir de agora, as estatísticas da Net Applications são pesadas por país. Isso significa que os relatórios serão ajustados com base no tráfego recebido por cada nação em relação ao número de usuários que ela possui. Apesar de ser uma decisão bastante polêmica (e já tem gente metendo o pau nos fóruns do MacRumors, por exemplo), a firma acredita que esta seja uma forma mais apurada de se estimar o market share real de plataformas pelo mundo.

A alteração, é claro, provocou mudanças drásticas nos gráficos, como uma queda acentuada nos números da Apple (visto que sua participação no mercado norte-americano é muito mais forte que no resto do globo) e o aparecimento do Opera com quase 2% de market share, já que ele é bastante utilizado na Europa Oriental e na Ásia. Por isso mesmo, nem vamos comparar os números de julho com os de maio, lado a lado.

Sistemas operacionais

Market share SOs

O Microsoft Windows aparece soberano, com 93,04%, seguido do Mac, com 4,86%, e do Linux, que mais uma vez passa do 1%. iPhone como plataforma independente vem em quarto lugar, com 0,3%.

Publicidade

Juntando Mac (OS X) com iPhone, a Apple está com 5,16%.

Navegadores

Market share de browsers

Aqui vemos como o Internet Explorer tem de fato perdido terreno em todo o mundo, estando agora com 67,68%. Firefox aparece obviamente em segundo lugar, com 22,47%, seguido do Safari, com 4,07%. O Google Chrome já mostra uma subida maior, com 2,59%, e logo depois dele aparece o já comentado Opera, com 1,97%.

O Netscape, com 0,67%, em breve deverá entrar para o grupo de “Outros”.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Mac é Pop: McEntrega, Kia Soul, Porque Café, “Steal This Film” e muito mais!

Próx. Post

Adobe promove tour da plataforma Flash em quatro cidades brasileiras

Posts Relacionados