Após publicar diversas pesquisas sobre os dados recolhidos de sua rede de aplicativos afiliados durante o ano, a Distimo soltou hoje um relatório completo com os seus resultados anuais.
Segundo ele, a receita arrecadada pela Apple através da App Store cresceu 21% diariamente durante os últimos quatro meses. Apesar de ser alta, a mesma taxa no Google Play foi de 43%. Porém, a Distimo destaca que só o montante do crescimento diário da App Store foi maior do que o total arrecadado pela loja do Google diariamente.
Num “dia normal de novembro” a receita da loja de aplicativos do iOS excedeu US$15 milhões, enquanto o Google Play recolheu “apenas” US$3,5 milhões.
O jogo Draw Something, sensação da loja da Apple em 2012, conseguiu 1 milhão de usuários em apenas nove dias, mas isso poderia ter sido bem mais rápido segundo a pesquisa. A publicadora Naver, uma das maiores da Ásia, lançou cinco aplicativos no final de novembro e só um deles conseguiu 1,75 milhão de downloads em apenas 72 horas.
Porém, se você quiser competir por um espaço entre as gigantes das lojas, saiba que não será uma tarefa fácil. Na App Store de iPhones/iPods touch sete aplicativos são responsáveis por 10% da receita total da loja e na de iPads apenas seis controlam um décimo de todo o dinheiro que entra. No Google Play, são somente quatro.
Os jogos também continuam figurando em primeiro lugar no número de downloads e na receita arrecadada durante o ano, bem à frente dos outros tipos de apps. Atrás dela temos as categorias “Widgets”, “Entretenimento” e “Social”. A Distimo revelou ainda que o preço médio dos aplicativos para iPhones/iPods touch agora é US$1,81, 16% a mais do que no começo do ano.
As In-App Purchases também fizeram bastante sucesso em 2012. No começo do ano, esse tipo de transação representava 53% da receita da App Store, mas agora esse número já subiu para 69%.
O app que mais arrecadou dinheiro nas duas lojas foi o jogo Tetris, da Electronic Arts. Logo atrás vêm Word With Friends (Zynga), UNO (Gameloft) e iMovie (Apple). O interessante dessa lista é que o único que não é um jogo é o iMovie, o qual sai por US$5 na App Store.
Se você se interessar, o resumo do relatório pode ser lido aqui. A versão completa dele custa entre 4.900 e 9.900 euros no site da Distimo (heh).
[via TechCrunch]