O melhor pedaço da Maçã.

Mesmo com os avanços do iPhone OS 3.0, porcentagem de aparelhos com jailbreak cresce no mundo

Na sua luta recente e constante contra a prática de jailbreaking, a Apple tem preferido abordar os perigos dessas modificações e as desvantagens de fazê-las. Na minha opinião, uma estratégia muito mais interessante seria trabalhar no iPhone OS e mostrar aos poucos para os usuários que isso se torna cada vez menos necessário (será?).

Publicidade

Eu não sou contra o jailbreak, mas sempre preferi manter o meu iPhone sem essas alterações. Pra mim, já bastam os bugs nativos do firmware — não quero ter ainda mais dor de cabeça com potenciais conflitos ou erros de modificações de terceiros. Apesar disso, e mesmo com a chegada do iPhone OS 3.0, tenho me sentido cada vez mais atraído pela possibilidade, quando vejo o mar de funções que se abrem e que a Apple insiste em não nos permitir.

Não é à toa que, segundo dados recentes liberados pela Pinch Media, o número de aparelhos jailbroken está crescendo. Atualmente eles são 8,6%, mas a coisa é mais impressionante se pensarmos que no penúltimo relatório este número estava em 8,43%, e em 8% no final de julho. Ou seja, a curva está mesmo acelerada para cima:

Pesquisa de iPhones jailbroken da Pinch Media

No Brasil, segundo apuramos numa enquete da semana passada, o número é incrivelmente superior. De 79,79% dos mais de 2.200 leitores que responderam à nossa pesquisa e que possuem iPhones/iPods touch, 39,45% disseram ter feito jailbreak em seus aparelhos. Veja mais uma vez o resultado:

Seu iPhone/iPod touch tem jailbreak?

Tamanha diferença pode ser explicada pelo grande número de aparelhos desbloqueados que temos em nosso país. Como todas as soluções de unlock via software necessitam que o aparelho seja jailbroken, tal parcela de pessoas certamente cresce bastante.

Publicidade

. . .

Outro gráfico interessante a se analisar é o de versões do iPhone OS utilizadas pelos usuários. No último relatório, o firmware 3.0.1 já aparece com 18% dos usuários — mas o 3.0 ainda domina com 56,6%, o que indica que muita gente não está preocupada com a brecha de segurança de SMS corrigida pela Apple no update.

Versões do iPhone OS via Pinch Media

Eu acho ótimo que a Apple tenha sido super ágil na liberação desta atualização, mas ainda aguardo ansiosamente o iPhone OS 3.1. Aliás, ele deve estar saindo do forno, porque pela primeira vez nesta última semana os engenheiros de Cupertino quebraram a tradição de novas betas bisemanais:

[Via: 9 to 5 Mac.]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Quake Live será lançado em versão para Mac no dia 18 de agosto [atualizado]

Próx. Post

De baralho a luminária… decoração geek dos Meninos!

Posts Relacionados