O melhor pedaço da Maçã.

Axiotron lança versão beta pública do Quickscript para Mac OS X

Quickscript da AxiotronA Axiotron acaba de disponibilizar para download a primeira versão beta pública do Quickscript, seu aplicativo de reconhecimento de escrita à mão. O software foi apresentado na Macworld Expo deste ano, e o Rafael Fischmann já nos deu uma impressão inicial sobre ele.

Publicidade

O Quickscript oferece suporte a comandos e à inserção de textos em 26 idiomas diferentes, incluindo inglês, francês, finlandês, alemão, italiano, espanhol, russo, grego, japonês, chinês, coreano, árabe e diversas outras escritas cursivas. Ah, sim, não fomos esquecidos: ele tem suporte tanto ao português do Brasil quanto de Portugal.

O aplicativo é um perfeito companheiro para quem utiliza softwares com suporte a reconhecimento de escrita, como processadores de textos e algumas planilhas, como Word e Excel, da Microsoft, ou Pages e TextEdit, da Apple, entre outras aplicações. Ele dá suporte, ainda, a gestos básicos que podem servir como comandos personalizáveis e conta com um dicionário pessoal interno, além de um sistema de treinamento para otimizar o reconhecimento da escrita do usuário.

Para os donos de um Modbook da Axiotron, o Quickscript oferece uma opção de entrada direta de texto (figura abaixo) que reconhece automaticamente a informação escrita, através da tecnologia interna adquirida da Vision Objects, e insere o resultado no aplicativo que estiver sendo utilizado. Essa funcionalidade é particularmente útil em situações nas quais o registro de notas é necessário.

Quickscript da AxiotronOutro aspecto positivo do Quickscript é a presença do assistente digital Kopernicus, que serve de filtro entre o aplicativo e o usuário. É ele que entende o que é escrito no Modbook e traduz os dados para o aplicativo.

Como o Kopernicus tem suporte nativo a AppleScript, ainda é possível criar comandos personalizados em todos os idiomas suportados. Ela atua de modo similar ao sistema de reconhecimento de voz presente no Mac OS X, e a Axiotron promete que, em futuras versões, comandos cada vez mais complexos serão suportados.

Publicidade

Embora criado para atender usuários do Modbook, o Quickscript também pode ser utilizado em um Mac que possua uma tablet conectada a ele: basta ter todos os drivers de suporte instalados para que ele consiga reconhecer o acessório.

Quem ficou interessado, basta visitar o site da Axiotron e testá-lo. Ele é compatível com o Mac OS X 10.5.1 ou superior.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Mossberg: DVD de US$30 do Mac OS X 10.6 Snow Leopard pode ser instalado sobre o 10.4 Tiger

Próx. Post

Dados de julho da AdMob mostram que iPhone App Store pode ser um mercado de US$2,4 bilhões/ano

Posts Relacionados