O melhor pedaço da Maçã.

Navegador Opera 10 é lançado em versão final

Ícone - Opera

A Opera lançou hoje (como previsto) a versão 10 do seu navegador, após alguns meses em estágio beta. O navegador traz uma série de novidades interessantes em relação à versão anterior (9.6), mas também o coloca à altura dos seus principais concorrentes na guerra tecnológica dos browsers, com uma série de aprimoramentos para construção de sites e Web apps.

Publicidade

01-Opera10-Screenshot-04

O novo Speed Dial acompanha o Top Sites do Safari e a página inicial do Google Chrome como formas de se manter ligado nas atualizações dos sites que você mais acessa diariamente. Enquanto isso, a Opera trabalhou na implantação de um recurso que permite a abertura de miniaturas na barra de abas, que funciona apenas arrastando-a para baixo ou para a lateral.

01-Opera10-Screenshot-02

Todas as plataformas suportadas agora contam com corretor ortográfico integrado, o que é bom para usuários do Windows. Existe ainda um cliente de BitTorrent embutido, um aplicativo de email, atualizações automáticas e a nova tecnologia Turbo, para acelerar o carregamento de páginas em conexões instáveis.

01-Opera10-Screenshot-01

Como disse antes, o Opera 10 também ganhou novidades para desenvolvedores web, especialmente em velocidade. Ele é 40% mais rápido que o antecessor, suportando ainda os últimos padrões HTML 5 para páginas mais complexas sem uma dependência enorme de plugins.

Publicidade

Testes realizados pelo Ars Technica, contudo, ainda o colocam como mais lento que o Firefox 3.5 e o Safari 4.0.3. A Opera está desenvolvendo um novo engine de JavaScript para ele (chamado “Carakan”) para cuidar dessa área de uma forma mais eficiente que a concorrência. Além disso, a empresa também está trabalhando no Opera Unite, que estará integrado ao navegador no futuro para facilitar o compartilhamento de informações entre usuários.

O Opera pode ser baixado no site da sua desenvolvedora, tanto sob a forma de um binário universal, quanto exclusivo para Intel. Dica: melhor deixa pra mais tarde, porque os servidores dos caras não estão dando conta agora.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Estará Steve Jobs presente na keynote do evento musical da Apple?

Próx. Post

Parrot lança som de carro totalmente integrado ao iPhone

Posts Relacionados