O melhor pedaço da Maçã.

John Gruber fala sobre downgrade do Flash Player no Snow Leopard: “O que a Apple poderia ter feito de diferente?”

Flash PlayerAs reclamações de usuários sobre o downgrade do Flash Player feito pela Apple no Mac OS X 10.6 Snow Leopard — junto dos vários relatos que saíram pela internet sobre isso — podem ter sido totalmente exagerados, de acordo com John Gruber, do blog Daring Fireball. Talvez a preocupação esteja no fato de que a última versão do aplicativo corrige sérias vulnerabilidades de segurança, mas, dado o cronograma de lançamento do sistema da Apple, isso deveria ter sido mais fácil de entender do que realmente foi.

Publicidade

Isso porque a versão do Flash Player anterior à mais recente foi integrada por padrão ao Snow Leopard após os testes de compatibilidade casuais, já que o plugin da Adobe é um componente padrão do sistema. A mais recente versão do Flash foi liberada em 30 de julho, enquanto o Snow Leopard virou Golden Master uma semana depois — embora só tenhamos sabido disso em 12 de agosto.

Não importa se estamos falando do mais importante componente do sistema ou do mais insignificante: de acordo com Gruber, ambos levariam bem mais que uma semana para serem congelados a um sistema operacional prestes a ir ao mercado. Julgando que a Apple o lançou antes do previsto e precisava contar com desenvolvedores fazendo testes constantes para entregar a maior compatibilidade possível a milhões de usuários, ela não iria parar tudo para se focar em atualizar o Flash Player no pacote final.

O que deve ficar claro aqui é o fato de que a Apple não agiu de má fé: quem tinha atualizado o Flash Player voltou à versão anterior porque é dever da instalação do Mac OS X colocar todos os componentes padronizados à disposição do usuário. Isso não entra no que deve ser preservado do usuário em um upgrade, e como veio o azar de um update grande de segurança ser lançado pela Adobe fora do cronograma, o jeito é voltar à versão mais recente ou esperar que o serviço de atualização automática integrado ao sistema (tal como o da Mozilla para o Firefox) faça isso por você.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Mozilla alertará usuários do Firefox sobre plugins desatualizados, começando pelo Flash Player

Próx. Post

Fnac despacha Mac OS X 10.6 Snow Leopard antes do esperado

Posts Relacionados