O melhor pedaço da Maçã.

It’s only rock and roll: Apple anuncia iTunes 9, repleto de novidades na iTunes Store

A Apple anunciou hoje a disponibilidade do iTunes 9, a próxima grande versão do seu jukebox para Mac OS X e Windows. Há muitas novidades neste lançamento, cobrindo quase toda a iTunes Store e também utilitários para iPhones/iPods touch.

Publicidade

iTunes 9

Com as mudanças, a navegação pelos álbuns e a compra de músicas, filmes ou aplicativos na iPhone App Store se tornou mais fácil e agradável. A inclusão de novos recursos traz também uma nova experiência, completamente redesenhada para atender aos que têm múltiplos Macs em casa. Vamos observar cada uma! 😉

Primeiro, temos mudanças no Genius. Desde o seu lançamento, há um ano, o recurso recebeu nos servidores da Apple mais de 54 bilhões de faixas e passará a ser usado em uma nova área a partir de hoje. No iTunes 9, ele não só coloca músicas que combinam juntas em uma lista, mas irá gerar até 12 listas de músicas parecidas da sua biblioteca de modo interminável, conhecidas como “Genius Mixes”. É como ter uma estação de rádio funcionando sozinha pra você.

Publicidade

Na parte de sincronização, a Apple incluiu maior flexibilidade na seleção de conteúdo para o seu iPod. Agora, você pode selecionar conteúdo por gêneros, artistas e outros metadados que, aplicados adequadamente a sua biblioteca (incluindo filmes e até fotos), reduzem muito as possibilidades de você precisar gerenciar o conteúdo do seu iPod manualmente por causa da falta de opções.

A sincronia entre o iTunes 9 e o iPhone OS 3.1 foi desenhada para permitir um gerenciamento mais efetivo dos aplicativos para iPhones/iPods touch, em que você poderá arrastar aplicativos de uma lista para as telas iniciais do seu aparelho de forma visual e apagar aqueles que não quer mais, de forma mais seletiva para reorganizar as telas e muito mais.

iTunes 9 Sync

A Apple também melhorou muito o compartilhamento doméstico de conteúdo com o iTunes 9. Em até cinco Macs e/ou PCs autorizados, você pode copiar conteúdo (músicas, filmes…) para sua biblioteca, de uma forma bem mais intuitiva.

Publicidade

Vamos agora à iTunes Store: no desktop, ela está diferente, mais limpa e organizada do que nunca, com suporte a compartilhamento de informações com o Facebook e um novo design, que facilita a sua procura por músicas, filmes, seriados e por aí vai. O layout das páginas internas foi reordenado e está muito mais agradável aos olhos.

Publicidade

No entanto, a grande novidade da loja era o misterioso projeto Cocktail, que ganhou o nome oficial de iTunes LP (nome brega, na minha opinião :-P). Ao agregar aos álbuns um incrível conjunto de extras (letras, vídeos, fotos, entrevistas, anotações, desenhos, etc.), a Apple pretende criar um novo formato para estimular as vendas e entregar mais valor na compra.

O acervo inicial é pequeno, mas é de responsa: “Highway 61 Revisited”, de Bob Dylan, “Come Away With Me”, de Norah Jones, “American Beauty”, de The Grateful Dead, e “Big Whiskey and the GrooGrux King”, da Dave Matthews Band.

Para os filmes, a Apple traz o iTunes Extras, aproximando seu conteúdo do que é oferecido em DVDs e Blu-rays, incluindo documentários, cenas deletadas, galerias interativas e até entrevistas. Entre as ofertas iniciais da loja, já estão disponíveis: “Twilight”, “Batman Begins”, “WALL-E”, “Iron Man” e “The Da Vinci Code”. Aliás, uma adição super bem-vinda.

“O iTunes 9 é um grande lançamento para o iTunes, com funcionalidades inovadoras que tornam o uso do iTunes ainda melhor e mais rico”, disse Steve Jobs. “O iTunes LP, por exemplo, permite que os artistas compartilhem mais da sua criatividade com os seus fãs e dá aos amantes da música o prazer de estar imerso de forma completa, com fotos, vídeos, letras e anotações.”

O iTunes 9 está disponível a partir de hoje no site da Apple. Atuais usuários poderão aguardar a atualização automaticamente, se assim desejarem.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

It’s only rock and roll: iPod shuffle ganha cores, novo preço e edição especial

Próx. Post

It’s only rock and roll: Apple lança quinta geração do iPod nano, com câmera de vídeo e outras novidades

Posts Relacionados