O melhor pedaço da Maçã.

Suporte à WebGL chega ao WebKit

Você deve se lembrar da especificação WebGL, que comentamos aqui no MacMagazine no mês passado e que levará gráficos 3D ricos para browsers daqui a alguns meses. O que não ficou claro na época de publicação do artigo anterior é que a Apple também está no meio do desenvolvimento desta tecnologia, e os engenheiros que trabalham na comunidade aberta do WebKit começaram a integrá-la ao engine no qual são baseados o Safari e Chrome.

Publicidade
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=2rpKpj6ZO9w[/youtube]

De acordo com o blog da Wolfire, que produz alguns títulos populares para o Mac OS X (entre eles, o Lugaru), a WebGL seguirá firme o seu conceito inicial. Por meio de uma ligação JavaScript com a tecnologia gráfica OpenGL ES 2.0 (a mesma do iPhone 3GS e do novo iPod touch), desenvolvedores web serão capazes de usar o elemento canvas do HTML 5 para criar cenários tridimensionais com elementos que tiram proveito da aceleração gráfica das atuais placas de vídeo.

Várias aplicações (que vão desde jogos até navegação complexa para sites) vêm sendo planejadas para a WebGL e estão a caminho dos principais navegadores abertos que conhecemos. Mozilla, Opera e Google estão juntas com a Apple para dispensar a necessidade de plugins proprietários neste tipo de conteúdo e contam com o apoio de fabricantes de hardware gráfico, como NVIDIA e AMD.

No WebKit, por sua vez, a coisa ainda caminha lentamente e levará um tempo para chegar até o atual Safari desktop e (quem sabe) ao iPhone OS. A implementação que vocês podem ver no vídeo acima sequer chegou aos nightly builds do navegador, mas quem acompanha a comunidade aberta da Apple pode começar a fazer testes e até relatar bugs, caso obtenha o código-fonte. Para saber disso em mais detalhes, clique aqui.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Saiba como solucionar problemas de rede do Opera 10 rodando no Snow Leopard

Próx. Post

iTunes LP/Extras podem ser pistas para o futuro do Apple TV

Posts Relacionados