O melhor pedaço da Maçã.

Sambabox: o melhor da música brasileira pode agora ser produzido no iPhone (e o Seu Jorge aprovou!)

No final do ano passado, surgiu na loja da Apple o iCuíca, o primeiro app para iPhones/iPods touch com um instrumento virtual brasileiro. Ele era bem simples, mas já era alguma coisa. Em abril deste ano, a Peltsa lançou o iSamba e de fato tornou a App Store muito mais verde-amarela, oferecendo uma gama de instrumentos típicos tupiniquins.

Publicidade

Sambabox no iPhone

A Borogodó pode ter demorado um pouquinho pra fazer sua estreia por lá, mas veio com tudo: acaba de ser lançado o Sambabox, um conjunto tipicamente brasileiro de instrumentos virtuais para iPhones/iPods touch. O app com certeza vem para nos representar muito bem internacionalmente, oferecendo uma ótima experiência visual e uma usabilidade bem semelhante ao modo de toque do famoso Ocarina, da Smule.

Em sua primeira versão, o Sambabox oferece cinco instrumentos para o usuário (selecionáveis por um carrossel 3D, super bacana): caixa de fósforos, surdo, pandeiro, tamborim e agogô. Cada um tem uma interface diferente e uma organização de áreas sensíveis ao toque diferente, para facilitar a reprodução do instrumento. Veja demonstrações de todos eles a seguir:

Publicidade
[youtube width=”270″ height=”152″]http://www.youtube.com/watch?v=Eoj9Zsxxf2M[/youtube][youtube width=”270″ height=”152″]http://www.youtube.com/watch?v=ulRqRf_sTw8[/youtube]
[youtube width=”270″ height=”152″]http://www.youtube.com/watch?v=8Tmi39jKcNU[/youtube][youtube width=”270″ height=”152″]http://www.youtube.com/watch?v=5wStDKf7DSc[/youtube]
[youtube width=”270″ height=”152″]http://www.youtube.com/watch?v=qHSOPt9yAGs[/youtube][youtube width=”270″ height=”152″]http://www.youtube.com/watch?v=g-Eu7rw0vtY[/youtube]

O app permite a gravação e reprodução de até quatro bases de ritmos (loops) por vez, com instrumentos diversificados. Tocando na pequena seta no canto inferior direito da tela, diversas funções se abrem, permitindo a construção dos loops. Cada faixa pode soar ou ficar muda de forma independente, permitindo assim a construção de “arranjos” de instrumentos.

Sambabox no iPhoneSambabox no iPhone

O botão “stage” leva o usuário ao local onde as luzes brilham: sobre o palco, você poderá mover os instrumentos e mover a si próprio (listener). Se o seu gadget estiver ligado a fones de ouvido estéreo ou a um aparelho de som HiFi, toque e arraste os instrumentos para perceber a movimentação realista dos instrumentos virtuais “ao seu redor”, ao mesmo tempo em que afastá-los ou aproximá-los fará com que soem mais fortes ou mais fracos. Ou seja, você poderá fazer mixagens espacializadas (spatialized) dos loops que criar em tempo real.

Publicidade

É também no palco que você pode adicionar mais unidades de cada instrumento, todas independentes. Cada instrumento pode ser replicado até sete vezes e posicionado no espaço de maneira livre. Com isso, é possível gravar, por exemplo, oito tamborins e espalhá-los pelo espaço, criando paisagens sonoras dignas das grandes produções musicais.

Sambabox no iPhoneSambabox no iPhone

“Criamos a Borogodó pensando sempre em desenvolver aplicativos para o iPhone que sejam altamente criativos, com o objetivo de encantar nossos clientes finais”, afirmou o Guilherme Brockington, criador do Sambabox. “Como o Brasil possui uma mistura incrível e maravilhosa de culturas, nosso principal objetivo é levar para a App Store um pouco de nossa brasilidade, de nossa ginga e carisma, características marcantes do povo brasileiro e de nossa arte e cultura que encanta a todos pelo mundo.”

Ao menos uma pessoa um *pouquinho* conhecida já provou o Sambabox. 😛 Veja só que sensacional:

Publicidade
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=mcnNkRhW4x0[/youtube]

Sim, é o Seu Jorge em pessoa, acompanhado por quatro iPhones com o Sambabox. 😀

Gostou? 😉 Eu também. O Sambabox requer o firmware 2.2.1 ou superior de iPhones/iPods touch e custa US$2 na App Store (14,5MB).

Promoção-relâmpago: concorra a seis promo codes do Sambabox!

Ícone do SambaboxMais uma vez dividiremos a promoção entre os leitores que acompanham o site e os que nos seguem no Twitter (@MacMagazine). Se identificarmos que a pessoa vencedora é a mesma no site e no Twitter, pularemos para o próximo, na ordem. Escolha:

  • Os três primeiros leitores que comentarem neste artigo gritando “Eu quero brincar com o Sambabox que nem o Seu Jorge!” levarão códigos promocionais do Sambabox para seus iPhones/iPods touch. Como de praxe, lembre-se de preencher os campos do comentário com o seu nome completo e um email válido, caso contrário sua participação será descartada.
  • Os três primeiros que derem RT no nosso tweet sobre o Sambabox também levarão códigos promocionais dele para seus iPhones/iPods touch. Eles serão enviados via direct message logo após o término da promoção (ou seja, você precisa nos seguir no Twitter).

Caso você seja o ganhador e não saiba como resgatar o seu promo code, confira esta vídeo-aula sobre iTunes Gift Cards — o processo é exatamente o mesmo. E, depois de baixar ou comprar este aplicativo, *não esqueça* de apoiar a iniciativa nacional e escrever uma avaliação sobre ele na App Store.

Boa sorte! 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Intuit lança patch para o QuickBooks 2009, adicionando compatibilidade com o Snow Leopard

Próx. Post

China Mobile e Lenovo lançam primeiro Ophone na China

Posts Relacionados