Não faria sentido deixar de ver o Firefox mostrando algum avanço em gráficos 3D para a web nativa e, coincidindo com a chegada dos primeiros traços de WebGL no WebKit, o pessoal da Mozilla decidiu habilitar a tecnologia nos builds da futura versão 3.7, de codinome desconhecido. A empresa atualmente lidera o trabalho com a nova especificação gráfica, destacando-se como a primeira a fazer experimentos com ela há alguns anos.
Problemas de interoperabilidade entre browsers ainda impedem a migração de projetos entre o WebKit e o Firefox, que continuarão presentes nos próximos meses, até que sejam estabilizados. Por ora, enquanto o Khronos Group não oficializa uma previsão de lançamento da WebGL, outros browsers ainda possuem a chance de conceder acesso à tecnologia para atrair desenvolvedores interessados em trabalhar na sua evolução.
Todos os builds do Firefox 3.7 (latest-trunk no FTP da Mozilla) liberados a partir de 18 de setembro contam com uma primeira implementação da WebGL integrada para testes. Para habilitá-la, no entanto, ainda é preciso abrir a página about:config
no navegador, filtrar a lista no parâmetro webgl.enabled_for_all_sites
e dar um duplo-clique sobre ele.
Atente para o fato de que existem diversos problemas conhecidos de estabilidade, portabilidade e segurança, sem falar que a tecnologia ainda não funciona bem em sistemas operacionais nos quais a OpenGL não está habilitada (é o caso do Windows, se drivers apropriados não forem instalados). Entretanto, isso ainda deverá levar um tempo para ser resolvido, enquanto as comunidades do WebKit e do Firefox trabalham em demonstrações e aprimoramentos nas plataformas já suportadas.
[Via: Vladimir Vukićević.]