O que é poder de marca e expectativa da Apple: mesmo sem nenhum anúncio ou confirmação oficial de que estaria desenvolvendo esse produto, 21% de 3.100 pessoas que responderam a uma pesquisa da RBC Capital/ChangeWave disseram já estar interessadas numa tablet da Maçã, caso ela seja mesmo o que tem sido dito por aí e enquadre-se na faixa de preço entre US$500 e US$700.
Comparativamente, em abril de 2007 uma pesquisa semelhante mostrou que apenas 9% dos entrevistados estavam interessados no iPhone — e isso três meses depois de Steve Jobs apresentá-lo ao mundo, mas antes de ele chegar ao mercado.
“Esse positivo interesse preliminar ilustra a oportunidade de mercado para uma Tablet baseada no Mac”, afirmou Mike Abramsky, analista da RBC. A chegada do Mac OS X 10.6 Snow Leopard também foi bastante positiva para a marca Apple, segundo ele.
A pesquisa descobriu, ainda, que 25% dos consumidores compraram um laptop Mac nos últimos 90 dias, contra 18% em julho — um crescimento justificado pela queda de preços em MacBooks e promoção de volta às aulas. Entre desktops, o número foi de 17%, contra 12% em abril.
Numa pesquisa paralela, 30% de 4.200 participantes disseram já ter um iPhone, contra 25% em junho. A RBC projeta que a Apple conquistará uma fatia geral de 2% do mercado de telefones celulares este ano, com 22,8 milhões de aparelhos vendidos. Até 2012, o seu market share poderá dobrar, atingindo 54,7 milhões de iPhones comercializados.
Mike acredita que o momentum de vendas de Macs e iPhones está em alta, por isso anunciou hoje uma elevação no preço-alvo dos papéis da Apple para US$250. Nesta manhã, a AAPL opera em alta de 1,08%, cotada a US$186,48.
[Via: AppleInsider.]