O melhor pedaço da Maçã.

Como previsto, Google apresenta nova interface para o Orkut

Eu e o Breno Masi comparecemos na manhã de hoje ao Googleplex em São Paulo, a fim de conferir de perto o lançamento da nova interface do Orkut, considerado uma das maiores redes sociais do mundo, com mais de 80 milhões de usuários e 4 milhões de comunidades. Trata-se da maior reformulação já feita pelo Google no serviço, tanto na aparência quanto nas funcionalidades, mas que ainda trará mais novidades para os usuários no futuro.

Publicidade

Novo Orkut

O produto final apresentado hoje foi resultado de nove meses de trabalho, período em que ele foi totalmente redesenhado para facilitar a experiência de navegação, interação e comunicação entre usuários. Por debaixo dos panos, ele se tornou o maior web app do mundo baseado no Google Web Toolkit, ou seja, seu código foi reescrito em Java e compilado em um formato que explora HTML e JavaScript nos navegadores. De acordo com os engenheiros responsáveis pelas mudanças, o Orkut se tornou a rede social mais veloz do mundo.

Dentro da nova interface, algumas tarefas ficaram mais ágeis. Upload e edição de fotos, por exemplo, ficaram três vezes mais rápidos, e os usuários poderão compartilhar álbuns com amigos, definindo grupos de pessoas que podem ter acesso a eles — mesmo que não estejam inscritos no Orkut. Também foram feitos aprimoramentos no chat interno, fornecimento de sugestões de amigos, manipulação de aplicativos OpenSocial e muito mais.

Publicidade

O novo serviço também oferece mais opções de personalização, a começar pela possibilidade de escolha da cor da página inicial. Em perfis e páginas de recados, será possível adicionar fotos, vídeos do YouTube e outros apps sociais (que já existem no serviço em grande quantidade), permitindo a criação de páginas que reflitam melhor o gosto de cada usuário, aumentando ainda mais a interatividade com amigos.

Cores no novo Orkut

A estrutura de navegação foi bastante simplificada e permite que comunidades, perfis e galerias sejam acessados da própria página inicial, sem novas páginas que tornam o uso mais lento. Comunicar-se com pessoas também se tornou mais fácil e simples, uma vez que o histórico de atualizações dos amigos está mais simples de ser visualizado e oferece mais detalhes para todos.

Publicidade

Para ter acesso à novidade, as contas deverão ser migradas (mas dados não serão perdidos), dentro de um processo que será feito à base de convites, inicialmente. A previsão é que todos os usuários do Orkut serão migrados para a nova interface até o final do primeiro semestre de 2010, mas isso é apenas uma mudança que visa à formação de uma base sólida de funções para o futuro — ou seja, muito mais está sendo planejado para o serviço.

Um outro aspecto interessante é que, assim como Wave, o novo produto é bem intenso no uso de JavaScript, por isso navegadores como Chrome, Firefox e Safari são recomendados para acessá-lo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iPhones/iPods touch contribuem para queda nos lucros da Nintendo

Próx. Post

Apple pode já ter fornecedora asiática para as baterias da iTablet

Posts Relacionados