O melhor pedaço da Maçã.

Google revela SPDY, projeto de protocolo para aumentar a velocidade de carregamento de sites

ChromiumComo parte das suas iniciativas para tornar sites mais velozes para usuários, o Google revelou hoje um novo projeto de protocolo para a internet, denominando SPDY (pronuncia-se “speedy”, de veloz). Trata-se de um protocolo que está em desenvolvimento sob as funções do atual HTTP (e não o substituirá), com a finalidade de minimizar a latência de carregamento de páginas.

Publicidade

O projeto é fruto de experimentos da gigante de buscas com novos meios para que navegadores e servidores comuniquem-se melhor entre si, e seu desenvolvimento coincide com os resultados desses testes com novas funcionalidades. Até o momento, uma versão do Chrome e um servidor experimental já foram criados dentro do Google para testes com o SPDY, e a forma com ele otimiza a interação entre os clientes e a internet é bem animadora.

Pesquisas realizadas com o protocolo em funcionamento mostram um aumento de até 64% na velocidade de carregamento de páginas, em um teste de acesso aos 25 sites mais populares da web com uma conexão banda larga de 4Mbps — velocidade já acessível em muitas residências. Apesar de ainda haver muito trabalho pela frente, a criadora do projeto alerta que ele está pronto para começar a ser aprimorado por qualquer um que se interesse pelo assunto, na sua comunidade de desenvolvimento.

Interessados em contribuir com o Google no SPDY encontrarão mais informações na documentação oficial do Chromium. No momento ela não é muito extensa, mas detalha o básico do funcionamento prático de tudo, bem como o protocolo a ser implementado por navegadores e servidores — para os interessados no primeiro caso, já existe código-fonte disponível para análise e download.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Dell desafia Mac mini com linha colorida de Inspiron Zinos HD

Próx. Post

Sobre a terceira edição do iPhoneDevBr e uma retrospectiva do projeto realizado em 2009

Posts Relacionados